VÍDEO: Imagens aéreas mostram destruição causada por enchente no Alto Vale

A região do Alto Vale do Itajaí foi uma das mais prejudicadas pelas fortes chuvas que caíram sobre Santa Catarina na semana passada. Imagens feitas por um profissional mostram o rastro de destruição deixado no limite entre Aurora e Rio do Sul.

Imagens mostram destruição deixada no Alto Vale

Imagens aéreas mostram destruição causada por enchente no Alto Vale – Foto: Franciel Imagens Aéreas/Reprodução ND

Os registros foram feitos por Franciel Imagens Aéreas no bairro Albertina. Por meio de suas redes sociais, o profissional destacou a dor que sentiu ao ver a triste situação enfrentada por moradores que tentam se reerguer após perderem tudo.

Cidades enfrentam momento difícil após fortes chuvas

A cidade de Rio do Sul foi uma das mais prejudicadas pelas fortes chuvas e teve que enfrentar a segunda maior enchente de sua história no último final de semana, quando o rio Itajaí-Açu chegou ao pico de 13,04 metros.

A cidade emitiu um novo decreto de estado de calamidade pública na sexta-feira (17), sendo registrados mais de 18 mil desabrigados e desalojados devido à cheia.

Além disso, seis casas do município foram interditadas após vistorias da Defesa Civil e de uma equipe de geólogos, que seguem trabalhando na região para ajudar no levantamento dos danos causados pelas enchentes.

Já a cidade de Aurora contabilizou centenas de quedas de barreiras, que afetaram principalmente as comunidades localizadas no interior, as deixando isoladas.

A área rural da cidade teve pontes arrancadas pela forte correnteza e outras chegaram a perder as cabeceiras. Duas escolas e o único posto de saúde foram atingidos pela enchente.

Imagens mostram destruição deixada no Alto Vale

Quedas de barreira e alagamentos foram registrados durante todo o final de semana em Aurora, no Alto Vale do Itajaí – Foto: Defesa Civil de Aurora/Divulgação/ND

O município tenta se reerguer e no último final de semana iniciou a operação de limpeza nos locais afetados. Contudo, a orientação é de que as pessoas não retornem para as áreas de risco, pois a previsão de chuva ainda persiste.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.