Pedras Grandes: 5 pontos turísticos para conhecer na cidade histórica do Sul de SC

Pedras Grandes é uma cidade de pouco mais de quatro mil habitantes que fica no meio do caminho entre a Serra Catarinense e o nosso litoral. Localizada no Sul do Estado, foi o berço da imigração italiana nesta região de Santa Catarina.

A cidade de Pedras Grandes começou a ganhar projeção na área do turismo – Foto: Júlio Cancellier

Até hoje sua pequena população é formada majoritariamente por descendentes dos imigrantes que em 1877 fundaram a então Colônia de Azambuja. Entre seus atrativos turísticos – você já vai ver – estão casas centenárias que remetem à história e à cultura de sua gente.

A produção caseira de vinho e a plantação de um tipo de uva que só existe em um determinado território de Santa Catarina e em mais nenhum lugar do mundo – a Uva Goethe – fez Pedras Grandes e outras cidades ao entorno receberem a primeira Indicação Geográfica (IG) do Estado. Aliás, vale a pena conhecer de perto os Vales da Uva Goethe.

Para ajudar na programação de seu roteiro turístico, indicamos cinco locais para você conhecer em Pedras Grandes.

Casa dos Arcos

A Casa dos Arcos é um dos locais mais fotografados em Pedras Grandes – Foto: Secretaria de Turismo de Pedras Grandes

A Casa dos Arcos é uma construção histórica de Pedras Grandes e cenário comum em ensaios fotográficos feitos na cidade. Não se sabe a data exata em que foi erguida, mas estima-se que por volta de 1900, anos após a fundação da Colônia Azambuja (1877) e a construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (1880-1884).

Ao longo dos anos, há suspeitas de que teve diferentes serventias, sendo escritório, comércio e moradia. A questão mais importante é a forma como foi construída e sua relação com a imigração italiana em Pedras Grandes. O casarão é um exemplar da arquitetura ítalo-brasileira no Sul de Santa Catarina, com destaque para as aberturas em arcos, pelos quais ela ficou conhecida. Por sua importância histórica é tombada como patrimônio estadual.

Em 2021, a Prefeitura de Pedras Grandes comprou a casa com a intenção de restaurá-la e transformá-la em uma estrutura turística. No inverno, são plantados girassóis nos campos ao redor, o que a torna ainda mais atrativa para fotos.

Onde fica: Às margens da SC-390, a 200 metros do portal de entrada de Pedras Grandes.

Casa Centenária de Pedra

Casa centenária de pedra na localidade de Azambuja, em Pedras Grandes – Foto: Julio Cancelier/Divulgação

Outro exemplar da imigração italiana em Pedras Grandes, a casa feita de pedra, tijolos de barro e madeira continua em pé, passados mais de 120 anos. A casa centenária de pedra é parte da memória da ocupação da localidade de Azambuja no século 19. Por sua relevância, também é tombada como patrimônio do Estado.

No passado ela foi a residência da família Marcon e ainda conserva sobre a guarda de suas paredes alguns móveis, objetos antigos e fotografias. Desde 2003, o terreno onde ela está foi comprado pela família Masiero, que abriu um restaurante e uma pousada próximos à casa histórica. De terça a domingo, é possível visitá-la mediante agendamento pelo contato (48) 99858-2732.

Onde fica: Estrada Geral de Azambuja, s/n – localidade de Azambuja.

Antiga Estação Ferroviária de Pedras Grandes

Antiga Estação Ferroviária de Pedras Grandes é hoje Casa da Cultura com museu – Foto: Secretaria de Turismo de Pedras Grandes

Onde até o ano de 1970 chegavam e partiam passageiros que iam do Sul ao litoral catarinense, é hoje uma Casa de Cultura com direito à biblioteca pública, museu e sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O prédio mantém as características originais da época de sua construção, entre 1880 a 1884. Do lado de fora ainda há um pequeno trecho de trilho, onde uma locomotiva de 1949 fica estacionada.

A estação de Pedras Grandes fazia parte de um trecho da antiga Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, que ligava Imbituba (no litoral) às minas de Lauro Muller (no Sul) – conhecido como Ferrovia do Carvão. Na época em que foi inaugurada, os primeiros imigrantes já estavam assentados na então Colônia Azambuja. A estação, entretanto, ajudou a desembarcar no Sul do Estado italianos que se estabeleceram nas colônias de Grão-Pará e de Nova Veneza.

Parte desta história pode ser conhecida em uma visita à exposição “Estação das Memórias”, dentro do museu. Às sextas-feira, ocorre do lado de fora uma feirinha de produtos da agricultura familiar e artesanatos. Você encontra queijos, salames, vinhos, plantas e até lembrancinhas de Pedras Grandes.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Onde fica: Avenida Arcanjo Gabriel, 488 – Centro
Entrada: Gratuita

Parque Ecológico Rancho dos Bugres

Parque Ecológico de Pedras Grandes conta com ampla área verde e atrativos de descanso e diversão – Foto: Prefeitura Municipal de Pedras Grandes

Este é um dos atrativos naturais de Pedras Grandes. Além de uma ampla área verde onde é possível relaxar à beira do grande lago ou nas redes dispostas entre as árvores, o parque privado dispõe de outros atrativos. Entre eles estão uma ponte pênsil, trilha e parquinho para crianças. Pagos à parte, os visitantes também encontram passeios de pedalinho e brincadeira de arco e flecha.

No local também funciona uma choperia e lanchonete. Aos finais de semana, é servido almoço típico e café colonial, ambos com buffet livre. É proibido entrar no parque com comidas e bebidas e fazer piqueniques na grama.

Horário de funcionamento: De quarta-feira a domingo, das 9h às 18h. Aos finais de semana, almoço das 11h às 14h30 e café colonial das 14h45 às 18h.
Onde fica: Localidade de Azambuja, a cerca de 23 quilômetros do Centro de Pedras Grandes, via SC-390.
Entrada: R$20 (pessoas de 18 a 64 anos), R$10 (de 8 a 17 anos) e gratuito para crianças de 0 a 7 anos e pessoas acima dos 65.

Morro da Nossa Senhora da Salete

Morro da Nossa Senhora da Salete de onde se tem uma bonita vista de Pedras Grandes – Foto: Prefeitura Municipal de Pedras Grandes

O Morro da Nossa Senhora da Salete fica no Centro de Pedras Grandes. Todo pavimentado e iluminado à noite, as pessoas costumam subir a pé para apreciar a vista da cidade do alto. Lá em cima há inclusive um mirante. O caminho até o morro passa pela Igreja Matriz de Pedras Grandes, onde você pode parar para conhecê-la.

Onde fica Pedras Grandes?

Pedras Grandes fica na região Sul de Santa Catarina, na divisa entre outras cidades, com Urussanga, Treze de Maio e Tubarão. O município fica a aproximadamente 167 quilômetros da capital Florianópolis.

Como chegar em Pedras Grandes?

Pedras Grandes não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Jaguaruna, a cerca de 40 quilômetros de distância, mas com poucas opções de voo. Outra alternativa é desembarcar em Florianópolis.

Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina até Pedras Grandes.

Distância de Joinville a Pedras Grandes: cerca de 320 quilômetros, cujo principal acesso é pela BR-101, com pedágio pelo trajeto.

Distância de Blumenau a Pedras Grandes: aproximadamente 300 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio pelo caminho.

Distância de Florianópolis a Pedras Grandes: cerca de 167 quilômetros, via BR-101. Atenção! Há pedágio pelo caminho.

Distância de Criciúma a Pedras Grandes: cerca de 45 quilômetros, via Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108).

Distância de Chapecó a Pedras Grandes: cerca de 520 quilômetros, pela BR-282.

Distância de Lages a Pedras Grandes: aproximadamente 190 quilômetros. As principais vias de acesso são SC-114 e SC-390.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.