Acusado de agredir ex-noiva, Zé Trovão discursou em defesa das mulheres na Câmara

Acusado de agredir e ameaçar a ex-noiva, o deputado federal Zé Trovão discursou na Câmara dos Deputados em defesa de uma lei que facilitou a aplicação de medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência.

Acusado de agredir ex-noiva, Zé Trovão defendeu combate à violência contra a mulher na Câmara

Ex-noiva conseguiu uma medida protetiva contra Zé Trovão após denunciar agressões – Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução/ND

A fala de Zé Trovão foi feita durante a votação do Projeto de Lei 1604/22, do Senado, altera a Lei Maria da Penha, que aconteceu em 21 de março deste ano.

O projeto de lei foi sancionado em 20 de abril pelo presidente Lula e permite a aplicação de medidas protetivas de urgência às mulheres a partir da denúncia a qualquer autoridade policial ou a partir de alegações escritas.

Na ocasião, Zé Trovão afirmou que não iria falar contra o projeto.

“Tenho certeza de que essa matéria realmente precisa tramitar nesta Casa, para que nós defendamos, com toda certeza, as mulheres que sofrem diariamente, como disse o Deputado Abilio, assédio moral, até assédio psicológico, e agressões físicas. Então, eu não tenho como ser contra um ponto tão importante”, falou na ocasião.

Em nota ao Grupo ND, o deputado — cuja ex aplicou uma medida protetiva contra — informou que mantém o posicionamento.

“Quanto ao posicionamento dele sobre a iniciativa de um projeto de lei para proteção de vítimas de violência doméstica, ele mantém com firmeza seu posicionamento para avanço de leis mais rígidas e garantia de proteção efetiva para vítimas de violência doméstica”.

Ex de Zé Trovão denuncia ameaça com faca e agressões: ‘Vou acabar com você’

Ana Rosa Schuster Silveira, ex-noiva do deputado federal Zé Trovão (PL-SC), obteve uma medida protetiva contra o parlamentar. O documento foi emitido com urgência na noite deste domingo (19) após a vítima denunciar as agressões do político, que teria usado até uma faca para ameaçá-la em outras ocasiões. Ele nega as acusações.

Segundo o BO (Boletim de Ocorrência), obtido pelo Grupo ND, Ana Rosa denunciou à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, em Brasília, ter sido ameaçada com uma faca, enforcada e agredida por Zé Trovão.

Em nota (íntegra abaixo), o deputado federal eleito por Santa Catarina negou as agressões e afirmou que a ex-noiva não aceitava fim do relacionamento.


Deputado federal e ex-noiva costumavam encontrar Jair e Michelle Bolsonaro - Reprodução/ND

1
4

Deputado federal e ex-noiva costumavam encontrar Jair e Michelle Bolsonaro – Reprodução/ND


Ex-casal era próximo da família Bolsonaro - Reprodução/ND

2
4

Ex-casal era próximo da família Bolsonaro – Reprodução/ND


Zé Trovão é de Joinville e foi eleito deputado federal por Santa Catarina - Redes sociais/Reprodução/ND

3
4

Zé Trovão é de Joinville e foi eleito deputado federal por Santa Catarina – Redes sociais/Reprodução/ND


Ex-noiva conseguiu medida protetiva contra Zé Trovão - Câmara dos Deputados/Reprodução/ND

4
4

Ex-noiva conseguiu medida protetiva contra Zé Trovão – Câmara dos Deputados/Reprodução/ND

Zé Trovão teria tentado enforcar ex-noiva: ‘Vou acabar com você’

Conforme a denúncia, Ana Rosa e o deputado federal moravam juntos em Brasília há 11 meses e decidiram se separar há aproximadamente uma semana. Desde então, viviam em quartos separados.

Na separação, a noiva de Zé Trovão afirmou ainda que eles combinaram que ela saísse de casa até 29 de novembro.

No entanto, Ana Rosa contou aos policiais que ele chegou em casa na madrugada de domingo e foi dormir. Quando ele acordou, os dois teriam discutido e o deputado teria a empurrado.

A denúncia detalha que o ex-casal teria começado a se agredir fisicamente, até o momento em que Zé Trovão teria apertado o pescoço de Ana Rosa, como se quisesse enforcá-la.

“Vou acabar com você”, teria dito o deputado.

Segundo a denúncia, não foi a primeira vez em que ela sofreu ameaça do deputado federal. Em 9 de setembro deste ano, ela teria sido ameaçada com uma faca de cozinha. Antes disso, Zé Trovão teria ameaçado a noiva com uma faca que carregava consigo no carro.

Noiva conseguiu medida protetiva de urgência contra Zé Trovão

Após as agressões de domingo, Ana Rosa teria ligado para a polícia e o deputado teria expulsado a ex-noiva de casa.

“[O deputado] ligou para um irmão da declarante e disse que queria ela fora do apartamento imediatamente”, descreve a denúncia.

A denúncia detalha que, nesse momento, a mulher saiu da casa com uma bolsa, um biquíni e uma toalha.

Ele teria levado a ex-noiva para o térreo e aguardado a chegada dos policiais dentro de um carro, na frente do condomínio. Após a denúncia, Ana Rosa teria dito que estava muito abalada e pedido medidas protetivas contra o ex-noivo.

A medida protetiva foi por concedida por volta das 21h do domingo, e proíbe qualquer contato de Zé Trovão com Ana Rosa.

Zé Trovão nega agressões e afirma que ex-noiva não aceitava fim do relacionamento

Em nota, o deputado federal negou as agressões e afirmou que “a ex-noiva se recusava a aceitar o fim do relacionamento e, num momento de exaltação em uma discussão, ela o agrediu fisicamente”.

“O deputado apenas a conteve, sem jamais feri-la. E frisa que, por sua própria iniciativa, chamou a polícia com a intenção de preservar a ambos. Em seguida, todos se encaminharam à delegacia”

O deputado terminou a nota afirmando que está à disposição das autoridades.

“Zé Trovão reafirma que jamais agrediu a ex-noiva, ressalta que tem respeito e consideração pelo período em que estiveram juntos e que todos os fatos foram devidamente elucidados junto à autoridade policial. O deputado se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos necessários”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.