Hemovida: Aplicativo integrado ao SUS facilita doação de sangue

O Ministério da Saúde disponibilizou a partir desta segunda-feira (27) o aplicativo Hemovida, que tem como objetivo facilitar a doação de sangue  voluntária e a captação de doadores. Ele está disponível para download.

Aplicativo hemovida promete facilitar doação de sangue

Plataforma lançada nesta segunda (27) é gratuita e visa valorizar doação voluntária. – Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde/Reprodução/ND

A ferramenta está integrada ao ConectSUS e permite localizar a rede de saúde mais próxima e baixar a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação.

Hemovida é gratuito e promete ser facilitador

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o aplicativo Hemovida é gratuito e tem potencial para se tornar uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores.

“O aplicativo desempenha importante papel na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento”, avaliou a pasta.

Confira abaixo algumas funcionalidades do Hemovida:

  • Carteira do doador: carteirinha virtual com informações de saúde, tipo sanguíneo e data da última doação. Fornece um registro pessoal e útil em situações de emergência.
  • Minhas doações: histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas. Há ainda a opção de fazer autodeclaração de doação de sangue para manter um registro do compromisso com a causa.
  • Serviços hemoterápicos: localização da rede de saúde mais próxima, possibilitando identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.
  • Convidar amigos: promoção da doação de sangue entre amigos e familiares, permitindo compartilhar experiências nas redes sociais e incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras.
  • Regras para doar sangue: informações detalhadas sobre como e quem pode doar, bem como os cuidados necessários no dia da doação. Garante que os doadores estejam bem-informados e preparados.
  • Campanhas: alertas sobre campanhas regionais e nacionais de doação de sangue, permitindo que as pessoas se envolvam em iniciativas de manutenção dos estoques de sangue nos níveis adequados.]
  • Avaliar doação: perspectiva sobre a experiência de doação, avaliação do estabelecimento, dos profissionais e satisfação geral. Contribui para a melhoria contínua do processo de doação.

Hemosc recebe doação de sangue em SC

Uma das unidades do Hemosc em Santa Catarina é em Florianópolis. – Foto: Reprodução/ND

O Hemosc é o Hemocentro Coordenador de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e aféreses e uso de sangue para fins terapêuticos.

Além disso, tem a atribuição de garantir a qualidade e o controle da coleta, qualificação do doador, produção dos hemocomponentes, estocagem e distribuição desses, além de promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Conta com uma cobertura em 98% do estado, com sete hemocentros, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais localizadas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

De janeiro a outubro deste ano, o Hemosc coletou 111.710 bolsas de sangue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.