Com um a menos, Avaí perde para o Sampaio Corrêa pela Série B

O Avaí sofreu um atropelo do Sampaio Corrêa e perdeu por 4×0 nesta segunda-feira (20), em partida válida pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os gols foram marcados por Ytalo, duas vezes, e Neto Paraíba, no primeiro tempo; e Patrick Allan, no segundo.

Com a derrota do Avaí, a Chapecoense também lamenta. Enquanto o Leão nada mais tem a disputar no campeonato, o Verdão do Oeste vai para a última rodada dependendo de um milagre para permanecer na segundona em 2024.

Jogadores de Avaí e Sampaio Corrêa

Partida foi marcada por confronto entre Cortez, do Avaí, e Pimentinha, do Sampaio Corrêa – Foto: Ronald Felipe/SCFC

O jogo

O Avaí começou pressionando no Maranhão. Logo aos três minutos, Gava enfia boa bola para Gabriel Poveda em profundidade entrando na área, mas a defesa trava e a bola sai para escanteio.

Mas o primeiro grande susto da torcida azurra foi numa completa bobeira da defesa avaiana. Jonathan e Alan Costa vacilam, brincam demais na defesa e Pimentinha recupera rapidamente, adentra a área e só errou a meta por puro acaso. Tudo no zero, ainda.

Não bastasse a bobeira, o árbitro de vídeo enxergou um lance para expulsão de Jonathan Costa. Ressoou na cabeça de Wilton Pereira Sampaio, que, convencido, voltou a campo sacando o vermelho direto para o zagueiro avaiano.

A confusão da arbitragem prossegue. A vantagem recebida por Pimentinha foi, portanto, anulada, e a falta no lance originário – que rendeu a expulsão de Jonathan, foi marcada.

O Sampaio Corrêa tentou jogar como time que tem vantagem em campo, trocando passes e ocupando a cancha ofensiva, mas sem objetividade alguma.

Aos 20 minutos, o mesmo lance que rendeu expulsão de Jonathan Costa foi repetido pelo jogador do Sampaio Corrêa em cima de Andrey. Dessa vez, Wilton Pereira Sampaio não quis expulsar.

Na sequência, logo aos 22 minutos, o Sampaio Corrêa abre o placar com gol de Ytalo após bola levantada da intermediária. O centroavante cabeceia para defesa de Igor Bohn, mas não perdoou na segunda, colocando para o fundo da rede.

Em jogada pelo lado direito envolvendo Lucas Mota e Pimentinha, a bola sobra para Ytalo, que escorrega na hora de finalizar. A bola sobra com Vitinho, que não teve tempo de reação, e não pode ampliar o placar para o Sampaio. Novo susto para o Leão.

O Avaí voltou ao ataque aos 31, após troca de bola que sobra infiltrada para Poveda, que finaliza à esquerda da meta.

Dois minutos mais tarde, o Sampaio aumenta. Em novo apagão na grande área avaiana, os maranhenses ficam livres para tocar para Ytalo, que segura, na maior calma, e toca para Neto Paraíba finalizar na canhota.

Houve chance para o terceiro aos 42, em botinada de Pará; a bola passou por cima tirando tinta do travessão. E novamente, com Vitinho, aos 43. Cara a cara com Igor Bohn, Vitinho veio chutando de primeira, mas errou o alvo.

Mas virou goleada apenas aos 50. Numa escorada de cabeça de Vitinho, Ytalo estica a perna, desvia a bola e coloca no canto direito de Igor Bohn.

Segundo tempo

Tal que iniciou o segundo tempo, o Avaí quase leva o quarto – não fosse defesa milagrosa de Igor Bohn em cima da linha. Desta vez, seria Jean Cleber que mandaria contra o próprio patrimônio.

Ao longo dos 15 primeiros minutos, o Leão tentou controlar, sem sucesso, os espaços encontrados pelo Sampaio; sobretudo com Pimentinha – que travou duelo com Cortez durante boa parte da partida.

Pimentinha, inclusive, sagrou deboche com um belo corta-luz que rendeu assistência a Patrick Allan, que entrou no segundo tempo, e colocou a bola no cantinho de Igor Bohn. A bola bate na trave e entra no quarto gol do Sampaio Corrêa.

Dormente, o Avaí nada pode fazer para conter as avançadas. Tampouco finalizou durante toda a duração do segundo tempo. O esculacho poderia ser maior, caso a bola de Pimentinha aos 35′ fosse apenas alguns centímetros a mais para a esquerda.

Ficha técnica

Sampaio Corrêa x Avaí – 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Maurício, Ícaro, Rafael Jansen (Leonan) e Pará; Ferreira (Claudinei), Eloir (Patrick Allan), Neto Paraíba e Pimentinha; Vitinho e Ytalo (Getterson). TÉCNICO: Dejair Ferreira.

AVAÍ: Igor Bohn; Cortez, Alan Costa, Jonathan Costa e Thales Oleques; Wellington (Modesto), Gava e Giovanni (Jean Cleber); Jean Lucas (Felipinho), Andrey (Roberto) e Poveda (Xavier). TÉCNICO: Eduardo Barroca.

Cartões amarelos: Rafael Jansen (SAM/19’ 1T); Wellington (AVA/19’ 1T); Jean Cleber (AVA/39’ 1T); Cortez (AVA/15′ 2T); Roberto (AVA/17′ 2T); Lucas Mota (SAM/41′ 2T)

Cartões vermelhos: Jonathan Costa (AVA/8’ 1T).

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Leone Carvalho Rocha e Márcia Bezerra Lopes.

Local: arena Castelão, em São Luís, Maranhão.

Data: segunda-feira, 20/11, às 20h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.