Baleia-jubarte gigante encalha em praia de São Francisco do Sul

Uma baleia-jubarte gigante encalhou na praia do Ervino, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, no último sábado (25). O animal já estava morto quando surgiu na orla.

Baleia-jubarte apareceu morta na praia

Animal já estava em estado avançado de decomposição – Foto: PMP-BS/Reprodução/ND

Segundo o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), é o primeiro caso de encalhe de uma baleia-jubarte no Norte do Estado em 2023. O animal tinha cerca de 15 metros de comprimento e pesava mais de 20 toneladas.

Pescadores locais informaram o PMP-BS sobre o surgimento do animal no mar da boca da Barra do Sul, sentido São Francisco do Sul, no final da manhã de sábado. No início da tarde, a baleia surgiu na praia do Ervino e a equipe do PMP-BS foi acionado para a retirada do animal.

Baleia-jubarte estava em estado avançado de decomposição

Segundo a veterinária Giulia G. Lemos, que examinou a baleia-jubarte, não foi possível confirmar com exatidão o comprimento do animal pois ele perdeu algumas estruturas anatômicas, como crânio e nadadeiras peitorais.

Escavadeira foi utilizada para realizar a remoção do animal – Foto: PMP-BS/Reprodução/ND

“Durante a necropsia abrimos a cavidade e estava completamente vazia. Provavelmente os órgãos foram ejetados pela boca devido à alta pressão interna exercida pelos órgãos em decomposição”, explica Giulia.

Os profissionais coletaram amostras de pele, músculo, gordura e vértebras do animal. Os técnicos constataram que havia uma corda longa entrelaçada ao redor da cauda da baleia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.