Black Friday tem cenário otimista e intenção de compras disparam 32% em relação ao ano passado

Com a Black Friday se aproximando, muitos consumidores e lojistas estão ansiosos pelas promoções e pelo crescimento nas vendas que a data proporciona. As expectativas de 2023 são otimistas e demonstram que a intenção de compra dos consumidores deste ano aumentou 32%.

Na foto aparece uma placa escrita Black Friday em uma loja da Grande Florianópolis.

Com cenário otimista da Black Friday em 2023 especialista aponta crescimento de 32% na intensão de compra dos consumidores. – Foto: Leo Munhoz/ND

Conforme um levantamento feito pela Mfield, as expectativas para este ano são positivas, apesar da queda registrada no comércio eletrônico em 2022.

Ainda, de acordo com a Mfield, a intenção de compra dos consumidores este ano cresceu cerca de 32% em relação ao ano anterior. Ainda, 55% dos varejistas acreditam na melhora das vendas e planejam lançar promoções atrativas para chamar os consumidores.

O estudo também mostrou que cerca de 32,8% dos consumidores começaram a comparar os preços com no mínimo um mês de antecedência. Para os empreendedores essa é uma oportunidade de impulsionar seus negócios.

Black Friday: maior procura será por eletrodomésticos, eletrônicos e vestuário – Foto: Anderson Coelho/arquivo/ND

O mentor de empresários André Minucci ressalta a importância de se preparar com antecedência para esta data. Minucci aconselha os empreendedores a não subestimarem a importância de oferecer descontos e promoções reais, lembrando que a confiança do cliente é fundamental.

Ainda, o especialista destaca que a Black Friday é um momento de transformar a data em novas vendas e conquistar mais clientes. Com uma abordagem atenciosa e estratégica é possível aproveitar ao máximo esta data especial para o comércio.

Confira a baixo algumas dicas para não cair em golpes nas compras da Black Friday

Conforme o Procon (Procuradoria de Defesa do Consumidor), é preciso fazer uma pesquisa de valores, de prazos de entrega e troca e de formas de pagamento antes de efetivar uma compra. Junto a isso, conhecer a procedência do site onde está sendo realizada.

As recomendações servem tanto para transações físicas quanto online. Além das dicas de segurança, o Procon também ressaltou a importância de analisar a real necessidade de compras feitas na Black Friday evitando o super endividamento.

Além das dicas de segurança, o Procon também ressaltou a importância de analisar a real necessidade de compras feitas na Black Friday evitando o super endividamento. – Foto: Freepik/Divulgação/ND

A entidade ressaltou que, ao realizar uma aquisição na web, é aconselhável verificar a reputação da empresa, visando possíveis descontos enganosos. Para isso, sugeriu o Portal do Consumidor e o Reclame Aqui, ou mesmo checar a lista de sites não recomendados pelo Procon de São Paulo.

Uma dica rápida de segurança é verificar se no canto esquerdo do endereço encontra-se a imagem de um cadeado. Este ícone indica quando uma conexão é segura e criptografada, protegendo o envio de informações pessoais, como senha e dados bancários, que estarão ‘visados’ na Black Friday.

É importante também que o consumidor guarde uma cópia do registro da transação e cheque se o site tenha o nome do fornecedor, CNPJ, telefone, endereço, e-mail de contato, prazo de entrega, entre outras informações. Fique também atento com links de ofertas recebidos no e-mail e Whatsapp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.