5 museus virtuais de obras de arte para viajar sem sair de casa

Já pensou em andar pelos corredores do Louvre e ver a Mona Lisa sem precisar ir para o museu na França? Ou até mesmo apreciar os detalhes dos quadros da Tarsila do Amaral na telinha do celular? Seja por marcar época ou revolucionar um movimento artístico, algumas obras fizeram história, e até se tornaram patrimônios culturais da humanidade.

Visitar museus virtualmente é uma maneira de conhecer mais sobre as obras de arte

Visitar museus virtualmente é uma maneira de conhecer mais sobre as obras de arte – Foto: Getty Images/ND

Pensando em garantir o acesso à arte e oportunizar materiais de estudo e pesquisa, os museus também passaram por uma transformação tecnológica que os levaram além das paredes dos edifícios.

Com experiências imersivas e interativas, as instituições oferecem uma oportunidade para que pessoas do outro lado do mundo possam conhecer as obras no conforto de sua casa. Que tal mergulhar nessa vivência e passear (virtualmente) por cinco museus?

1. Museu do Louvre (Paris, França)

Com um acervo gigante, o Museu do Louvre é uma das maiores referências do mundo quando o assunto é arte.

Na visita virtual é possível percorrer o espaço e ver obras de pinturas (como o quadro “A liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix), esculturas (incluindo “A Vitória de Samotrácia”) e peças históricas ( como a “Grande esfinge de Tanis”).

O site da instituição tem um visual repaginado projetado principalmente para os celulares, facilitando o passeio, mas também está disponível para tablets e computadores. Além disso, a página contém informações sobre as peças e os autores, agradando os fãs de arte.

2. Metropolitan Museum of Art (Nova York, Estados Unidos)

O Metropolitan Museum of Art é um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York

O MET é um dos pontos turísticos mais famosos de Nova York – Foto: Getty Images/ND

Um dos museus mais completos do mundo, o Metropolitan — também conhecido como MET — atrai turistas de todo o planeta. Além de disponibilizar vídeos que permitem explorar o local com um visão de 360º, o site da organização produz materiais exclusivos sobre arte.

Com artigos, entrevistas e até podcasts, as produções abordam desde os bastidores das obras artísticas até moda, identidade cultural e tecnologia.

3. Pinacoteca (São Paulo, Brasil)

Para quem é fã da arte brasileira, uma ótima opção de visita é a Pinacoteca. Com mais de nove mil obras de arte, o local contempla coleções de renomados artistas nacionais, como Victor Meirelles e Anita Malfatti. No site do museu é possível ter acesso às obras em exposição, ao acervo do local e a conteúdos digitais exclusivos.

Já na plataforma Google Arts & Culture, você consegue passear pelos corredores do museu e conhecer os quadros, esculturas e outras obras ali presentes.

4. Casa de Anne Frank (Amsterdã, Holanda)

Fugindo de obras culturais convencionais, esta dica é para quem gosta de história. Contando sobre a vida e o legado de Anne Frank, o site do museu mostra a casa onde a garota se escondeu com sua família durante a Segunda Guerra Mundial.

No site, você consegue explorar o local enquanto aprende mais informações sobre Anne e seu diário. Na plataforma Google Arts & Culture também estão disponíveis materiais especiais contando a história da adolescente.

5. Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)

Com um acervo recheado de artefatos das civilizações que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus, o museu traz peças que fizeram parte da história das culturas maia e asteca, dos povos toltecas e da civilização teotihuacana.

No site da instituição estão disponibilizados detalhes e dados das peças das coleções. Já no Google Arts & Culture é possível percorrer os espaços do museu e apreciar as obras expostas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.