Como porto de São Francisco do Sul aumentou 30% da movimentação em 2023

O ano de 2023 tem sido de sucessivos recordes de movimentação para o porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. No balanço divulgado pelo governo do Estado nesta quinta-feira (14), mais uma marca foi atingida: o terminal registrou aumento de 30% nas movimentações nos 11 primeiros meses do ano, com relação ao mesmo período de 2022.

Porto cresceu 30% com relação ao ano passado

Terminal é o maior de Santa Catarina e tem alcançado sucessivos recordes – Foto: Porto de São Francisco do Sul/Divulgação/ND

Neste ano, foram 15,3 milhões de toneladas movimentadas pelo terminal no acumulado dos últimos 11 meses. No ano passado, no período, foram 11,7 milhões de toneladas que passaram pela instituição.

As exportações seguem sendo o principal fluxo de produtos que passam pelo terminal. No último mês, foram movimentadas 866 mil toneladas, com destaque para o milho, a soja e o óleo de soja.

Cenário econômico e novos clientes impulsionam crescimento

“A eficiência e a infraestrutura que o Porto de São Francisco do Sul oferece, têm gerado uma sólida relação de confiança com o mercado, ávido pelo cumprimento de prazos e tarifas competitivas”, comenta o presidente da instituição, Cleverton Vieira.

De acordo com o governo de Santa Catarina, uma das razões que levaram a este crescimento é a captação de novos clientes em vários estados das regiões Sul e Centro-Oeste. Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás estão entre os principais.

“O Porto de São Francisco do Sul tem aproveitado o cenário econômico de 2023, aliado ao seu desempenho, para alcançar números excelentes, que o colocam como o porto com maior movimentação de cargas de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Porto tem ótima posição no ranking nacional

O terminal de São Francisco do Sul é o maior em movimentação de carga do Estado, e o 3º em desempenho do Brasil em 2023. Além disso, o terminal ocupa o 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 terminais públicos brasileiros.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.