Sou + Consciente: crianças de Blumenau aprendem na prática a importância de preservar o futuro

As nossas atitudes podem ajudar a construir um mundo melhor. As crianças têm o poder de transformar o futuro. É pensando nisso que o Samae Blumenau (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), criou em 2019 o PES (Programa de Educação em Saneamento). Pensado especialmente para as futuras gerações, o programa capacita as crianças a entenderem a importância da preservação dos recursos hídricos, da gestão adequada de resíduos sólidos e do tratamento de esgoto.

Pensado especialmente para as futuras gerações, o programa capacita as crianças a entenderem a importância da preservação dos recursos hídricos, da gestão adequada de resíduos sólidos e do tratamento de esgoto. – Foto: Divulgação/Samae Blumenau

Cerca de 5000 crianças e adultos já foram impactados direta e indiretamente pelo programa. “Nós abordamos os quatro pilares do saneamento, já que o Samae trabalha com três desses pilares. Então nós abordamos a água, depois abordamos os resíduos sólidos, que hoje também é um dos vilões causadores de tantos danos ao meio ambiente. Depois abordamos a drenagem, e na nossa região falamos muito da drenagem fluvial. E por último, abordamos o esgoto, a importância do tratamento, e para quem não tem ainda o tratamento coletivo, que cuide sempre da sua caixa de gordura”, explicou a coordenadora do PES, Leila Menestrina.

Cerca de 5000 crianças e adultos já foram impactados direta e indiretamente pelo programa. – Foto: Divulgação/Samae Blumenau

Os estudantes das escolas contempladas visitam as estações de tratamento de água e esgoto do Samae em Blumenau. Já no aprendizado sobre a gestão adequada de resíduos sólidos, as crianças participam de uma  dinâmica sobre o que é reciclável e o que é rejeito.

A importância do descarte correto do óleo de cozinha 

Além disso, uma das bandeiras do projeto é o  descarte correto do óleo de cozinha. Se eliminado diretamente no sistema de esgoto, ele pode gerar sérios problemas ambientais, como entupimento da rede e comprometimento na qualidade da água. “As pessoas devem colocar o óleo no descarte correto. Hoje em dia, os mercados estão fazendo esse descarte. Mas se a pessoa não quiser levar em um ponto de coleta, eles têm a opção de fazer um sabão”, pontuou Leila.

Ficou interessado em aprender a receita do sabão caseiro feito com óleo de cozinha? Aprenda e ajude você também a construir um futuro melhor e mais sustentável.

Para fazer o sabão, você vai precisar de:

  • 1kg de óleo de cozinha usado
  • 140 ml de água
  • 135 g de soda cáustica, em escamas com concentração superior a 95%
  • 24 ml de álcool
  • 40 ml de detergente

Aprenda a fazer sabão caseiro com óleo de cozinha. – Foto: Divulgação/Samae Blumenau

O primeiro passo é despejar a soda cáustica em um balde e quebrar as escamas, depois, basta despejar a água em temperatura e misturar bem. Na sequência é preciso pegar o óleo de cozinha usado, coar e depois colocar aos poucos no balde e misturar. O próximo passo é colocar o detergente de sua preferência e o álcool 70%.

O primeiro passo é despejar a soda cáustica em um balde e quebrar as escamas, depois, basta despejar a água em temperatura e misturar bem. – Foto: Divulgação/Samae Blumenau

Quando estiver tudo pronto, você pode despejar em caixas de leite, resultando em até 10 pedras de sabão.

Com essa receita, é possível fazer 10 pedras de sabão. – Foto: Divulgação/Samae Blumenau

Confira abaixo a reportagem completa:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.