Com previsão de 40°C em SC no fim de semana, médica explica como evitar desidratação

Com previsão de 40°C em Santa Catarina para este fim de semana, é preciso tomar cuidado para evitar uma desidratação severa. As informações são reforçadas pelo alerta da Defesa Civil de Santa Catarina emitido nesta sexta-feira (15).

previsão de 40°C em SC causa medo de desidratação

Médica explica como sobreviver a previsão de 40°C em Santa Catarina – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Segundo o alerta, algumas regiões, especialmente no Oeste, os termômetros devem “estourar” durante este sábado (16) e domingo (17).

Evitando a desidratação com calor de 40°C

A coordenadora médica da pediatria no Imperial Hospital de Caridade, Dra. Flávia Zandavalli, destaca a importância de prevenir problemas relacionados à desidratação, que segundo ela, podem sim ser bem graves.

De acordo com a profissional, a desidratação pode manifestar-se por sintomas como boca seca, pouca saliva, olhos fundos com escassez de lágrimas, diminuição da urina, sonolência, fraqueza e indisposição.

Além dos sintomas mais comuns, a desidratação pode levar a dores de cabeça, tonturas, irritabilidade e fraqueza, enquanto casos mais graves podem resultar em queda da pressão arterial, perda de consciência e convulsões.

Para evitar desconfortos, são recomendados cuidados como a escolha de ambientes ventilados, o uso de roupas leves, protetor solar, chapéu ou boné, e a evitação da exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Em dias quentes, é fundamental manter-se hidratado ao longo do dia e higienizar as mãos regularmente.

“Consumir alimentos frescos, como frutas e verduras, evitar frituras e excesso de sal, estar atento ao preparo e condicionamento de alimentos crus e aumentar a ingestão de líquidos são outras práticas que potencializam os cuidados em períodos de calor extremo”, acrescenta a médica.

Em relação a crianças, lactantes e idosos, considerados mais suscetíveis ao calor, a pediatra destaca a necessidade de cuidados adicionais. Esses grupos, por vezes, podem ter dificuldades em expressar a sede, requerendo estímulos para a ingestão de líquidos e proteção solar. A atenção redobrada é essencial para preservar a saúde desses indivíduos em condições climáticas mais desafiadoras.

É possível morrer por desidratação?

A resposta é, sim. Após os 61 mil casos de pessoas mortas vistos durante as altas temperaturas no verão europeu, o mundo ficou em alerta para a desidratação.

Segundo o Ministério da Saúde, a morte por desidratação é um processo gradual que ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que é capaz de repor. Com isso, é possível chegar até a desidratação severa, que pode levar a complicações graves e, eventualmente, à morte.

Previsão de 40°C para Santa Catarina traz risco de desidratação

Desidratação após calorão de 40°C em Santa Catarina – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Nela, a falta de água afeta o volume sanguíneo, levando a uma diminuição da pressão arterial. Isso pode resultar em tonturas e fraqueza, pois o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue.

Depois, com a diminuição do volume sanguíneo, o fluxo de sangue para órgãos vitais, como rins, fígado e cérebro, é comprometido. Isso pode resultar em disfunção desses órgãos.

Por último, as células do corpo começam a perder água, afetando sua capacidade de funcionar adequadamente. Isso pode levar a problemas nos sistemas nervoso, cardiovascular e renal.

A desidratação severa pode levar ao choque, uma condição em que órgãos vitais não recebem fluxo sanguíneo suficiente para funcionar adequadamente. É então que o processo pode levar à falência múltipla de órgãos e, finalmente, à morte.

Previsão de 40°C

Uma intensa onda de calor mantém o tempo firme na manhã desta quinta-feira (14) com a presença de sol e o calor predominando na maior parte do dia em Santa Catarina. Contudo, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil entre a tarde e a noite, as instabilidades voltam a predominar e trazem condições para pancadas de chuva no Grande Oeste e em pontos do Planalto e Litoral Sul.

O meteorologista Piter Scheuer ressalta que uma intensa onda de calor que atua no Sul do Brasil mantém o tempo firme ao longo do dia. Mas, em certos momentos haverá períodos nublados e possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas pela temperatura e umidade.

Com relação às temperaturas mínimas, oscilam nesta quinta-feira entre 20°C e 23°C no Oeste, Extremo-Oeste e áreas Litorâneas e entre 14°C e 19°C no restante do Estado. Máximas chegam aos 30°C em boa parte do Estado e oscilam entre 33°C e 36°C no Oeste, Extremo-Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.