Alunos do primeiro ano participam de projeto de criação de histórias e criam “Bangueloteca”

Na Escola Municipal Pastor Hans Müller, a professora Alessandra da Costa deu vida ao projeto “Bangueloteca”. Envolvendo 20 pequenos do primeiro ano do Ensino Fundamental, a educadora de Português, Matemática e Ciências tinha o propósito de auxiliar os alunos na alfabetização, produzindo livros no qual contam as histórias que criam e as ilustrações dos exemplares.

A criação de história foi uma forma de organizar os pensamentos e a proximidade com as narrativas

A criação de história foi uma forma de organizar os pensamentos e a proximidade com as narrativas – Foto: Escola Municipal Pastor Hans Müller

“O projeto foi para destacar os alunos banguelas, característica muito recorrente no primeiro ano. Só quem fosse banguela poderia se associar. O interesse foi grande, pois queriam ir à biblioteca para fazer os livros. No momento do parque mesmo, havia crianças que queriam escrever em vez de brincar’’, conta a educadora sobre o projeto.

A proposta do projeto é que os estudantes aprendam e cultivem a organização de ideias ao contar histórias, com início, meio e fim. Além disso, eles também estão sendo incentivados a ler e escrever, e essas são práticas essenciais para a alfabetização.

Além da escrita, as crianças praticaram a oralidade com as histórias produzidas, já que os mesmos foram nas outras salas para contar os relatos aos outros jovens.

”Eu gostei do livro que a professora leu, me incentivou a fazer o meu próprio livro, me deu vontade de escrever. Lendo para os meus amigos, aprendo mais ainda”, conta a aluna Maria Clara Rocha, de 7 anos.

Foram vários os gêneros trabalhados para produzirem as histórias, entre eles o romance, documentário, suspense, aventura e drama. Essa produção e contação de histórias enriquece a imaginação das crianças, favorecendo assim a criatividade no presente e futuro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.