Em operação do Cyber Gaeco, jovem é preso por incitar crimes na web

Um jovem investigado por incitar apologia ao suicídio, automutilação e maus tratos a animais foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (13) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado). Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Imbituba, no Litoral Sul, e em Itajaí, no Litoral Norte do Estado.

As investigações feitas pelo Cyber Gaeco seguem sob sigilo

Atos ofensivos à dignidade sexual, como extorsão e ameaça de divulgação de imagens íntimas, foram apurados – Foto: jcomp/Freepik/Reprodução/ND

Investigações do Cyber Gaeco seguem sob sigilo

As investigações feitas pelo Cyber Gaeco, força-tarefa especializada no combate e enfrentamento de delitos praticados em ambientes virtuais, seguem sob sigilo.

Atos ofensivos à dignidade sexual, como extorsão e ameaça de divulgação de imagens íntimas, também foram apurados. Entre as vítimas do investigado, duas já foram identificadas e já podem contar com suporte psicológico.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, as práticas apuradas estão inseridas em um contexto de vivência paralela digital. “Jovens escondidos sob pseudônimos e acreditando no anonimato que a internet aparenta possibilitar, buscam reconhecimento e idolatria por outros seguidores”, apontou o órgão.

O MPSC ainda alerta que esses jovens almejam se tornarem administradores de canais, grupos ou servidores destinados a atos violentos. Nesses ambientes, promovem a transmissão ao vivo de autolesão, instigação ao suicídio e mutilação de animais domésticos.

As investigações são presididas pela 2ª Promotoria de Justiça de Imbituba, com apoio do Cyber Gaeco, e as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Imbituba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.