5G da TIM deve atender 100% de SC até 2027, estima CTIO

Hoje presente em 16 cidades de Santa Catarina, o sinal 5G da TIM deve alcançar todos os 295 municípios catarinenses até 2027, estima o CTIO da empresa, Leonardo Capdeville. A operadora hoje atende todos os municípios com o 4G.

Florianópolis foi o primeiro municípios a ter 5G em SC – Foto: Artem Podrez/Pexels/Divulgação/ND

“Temos que cobrir todos os municípios com mais de 30 mil habitantes com 5G até 2029”, detalha Capdeville, citando a obrigação estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às operadores telefônicas.

“Como estamos antecipando a ampliação, acredito que devemos alcançar a meta em 2026 ou 2027”, avalia. A entrevista com o CTIO ocorreu durante o evento anual da TIM, para o qual a reportagem do ND+ foi convidada.

A TIM celebrou na ocasião o alcance da cobertura 4G em todos os municípios brasileiros, marca atingida no fim deste ano. Em Santa Catarina, todos os 295 municípios estão contemplados pelo 4G desde abril de 2020, segundo a empresa.

5G da TIM em SC

Florianópolis foi o primeiro município catarinense a receber o 5G, em agosto de 2022. Em outubro deste ano, já eram 14 municípios com a tecnologia de quinta geração – número que passou para 16 em novembro.

Conforme dados da empresa, o 5G da TIM está presente em sete municípios do Litoral Norte: Penha, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Joinville, Navegantes. No Sul, Garopaba, Laguna, Piçarras e Imbituba estão contemplados.

Os moradores da Grande Florianópolis podem se conectar à 5G Palhoça, São José e Florianópolis. Chapecó e Blumenau são os únicos municípios do Oeste e do Vale do Itajaí, respectivamente, com acesso à tecnologia de 5ª geração fornecida pela TIM.

Para Capdeville, o salto tecnológico representado pela 5G ainda não é sentido no dia a dia. “Não é parte do nosso hábito, hoje, utilizar as ferramentas que vem pela frente. Pode parecer bobagem utilizar reconhecimento de imagem ou inteligência artificial, porque não é do nosso hábito. Mas isso vai mudar”, enfatiza

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.