Onda de dengue e casos de Covid-19 resultam em superlotação de hospital em Balneário Camboriú

A alta demanda por consultas e internações fez com que o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, ficasse superlotado. A situação se agravou por conta da dengue e também de casos associados à Covid-19.

Hospital Ruth Cardoso registra superlotação – Foto: PMBC/Reprodução/ND

A situação está sendo monitorada pela prefeitura da cidade, que informa que atualmente 50% dos atendimentos no hospital são para pacientes de outras cidades da região.

A superlotação também está sendo acompanhada pela 17ª Regional, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, e pela Central de Regulação Estadual, que atuam na logística de transferência de pacientes.

A crescente nos casos de dengue na região tem piorado a situação do hospital, somado a casos de Covid-19 e a outras doenças e atendimentos.

Direção de hospital recomenda buscar outras alternativas

A recomendação da direção da unidade é que quem precisa de atendimento procure as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou outros hospitais, já que a fila de espera no Ruth Cardoso também registra demoras.

Para pacientes com sintomas de dengue que sejam moradores de Balneário Camboriú, o Centro de Referência da Dengue, anexo ao hospital, com entrada ao lado da recepção de internação do HMRC, começou a atender nesta quinta-feira (29).

Há ainda a opção de acionar o serviço de telemedicina através do número 0800 888 6556, o que evita filas e deslocamentos para os centros de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.