Veja quais os bairros de Blumenau registram mais focos do mosquito da dengue

Os casos de dengue continuam crescendo em Blumenau. Em situação de epidemia após registrar um aumento do número de diagnósticos, o boletim emitido pela Secretaria de Saúde do município trouxe novos dados alarmantes à tona nesta quinta-feira (29). Desde o último informativo, divulgado em 22 de fevereiro, a cidade registrou 130 focos e 241 casos.

Prefeitura de Blumenau divulgou o novo boletim da dengue

Veja quais os bairros de Blumenau com mais focos do mosquito da dengue – Foto: Reprodução/ND

O total acumulado desde a primeira semana do ano chega a 1.010 focos e 3.025 casos prováveis. Do número, 2.599 casos seguem em investigação e 426 foram confirmados. Três pessoas estão internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 21 em enfermaria em Blumenau.

Os casos prováveis, de acordo com a Secretaria de Saúde, englobam todos os notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. “Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. Isso permite uma análise mais precisa da situação”, destaca.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde também atualizou a lista dos 10 bairros com mais focos do mosquito Aedes aegypti, sendo:

  • Progresso – 71
  • Itoupava Central – 66
  • Água Verde – 63
  • Itoupavazinha – 62
  • Itoupava Norte – 60
  • Salto do Norte – 56
  • Garcia – 55
  • Badenfurt – 47
  • Ponta Aguda – 39
  • Velha – 37

Atendimento ambulatorial

Em Blumenau, os AGFs (Ambulatórios Gerais da Família) fazem atendimento com casos suspeitos de dengue nos bairros: Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava Central, Badenfurt e Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

As unidades ESFs (Estratégia Saúde da Família) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas podem ser consultados no site da Prefeitura.

Denúncias de focos do mosquito da dengue

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

SC em situação de emergência pela dengue

Na última semana, o Governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência em função do elevado número de municípios catarinenses infestados pelo mosquito, além dos casos prováveis de dengue notificados e o registro de óbitos em decorrência da doença.

Nesta terça-feira (27) um painel para monitoramento de casos de dengue foi lançado pelo Governo de Santa Catarina. Segundo dados atualizados do painel, Santa Catarina já tem 25.984 casos prováveis de da doença, com 10 mortes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.