12 peixarias do Mercado Público de Florianópolis reabrem após interdição

Uma fiscalização realizada nesta terça-feira (27) interditou todas as 14 peixarias localizadas no Mercado Público de Florianópolis. Nesta quarta-feira (28), 12 delas voltaram a abrir suas portas.

Peixarias do Mercado Público de Florianópolis foram interditadas nesta terça-feira – Foto: ND

As interdições ocorreram, segundo o MPSC, devido a falta de identificação do pescado e sua origem, propaganda enganosa, questões de higiene e uso irregular de produtos químicos.

Aldonei Brito, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Público, afirmou que apenas uma peixaria apresentou problemas mais graves, todas as outras responderam por pequenas irregularidades na “documentação”.

Por isso, nesta quarta-feira, 12 das peixarias já estavam abertas novamente. Elas se adequaram rapidamente as exigências das autoridades, recebendo assim, autorização para retomar suas atividades.

Roni Barbosa, inspetor técnico do Mercado Público, afirmou que as outras duas peixarias aguardam a vistoria do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Barbosa explicou que nestes estabelecimentos foram coletadas amostras de produtos químicos que devem ser avaliados pelo serviço de inspeção. O resultado deve sair nos próximos dias.

Peixarias abriram as portas nesta quarta-feira (28) – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

Ação de fiscalização das peixarias

Em virtude do período da Quaresma, uma ação foi realizada pela 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital em colaboração com o Procon e órgãos sanitários para verificar as condições dos pescados.

A operação contou com a participação de agentes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina), a Vigilância Sanitária Municipal, do Procon, e das Polícias Civil, Militar e Científica.

Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal

A ação faz parte do POA (Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal), uma iniciativa do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.