China acaba com medida antidumping e impulsiona exportação de carne de frango brasileira

O governo brasileiro publicou, nesta quarta-feira (28), que recebeu a notícia do fim da medida antidumping da China sobre a carne de frango brasileira, que estava em vigor desde 2019.

A decisão, que entrou em vigor em 17 de fevereiro, remove uma sobretaxa que variava entre 17,8% e 34,2% sobre as exportações brasileiras do produto, aumentando assim a competitividade no mercado chinês.

Brasil, maior exportador mundial, busca fortalecer relações comerciais com a China – Foto: Freepik/ND

A medida antidumping também obrigava 14 empresas brasileiras a praticar preços superiores a um patamar mínimo preestabelecido, prejudicando sua competitividade.

No entanto, com a reversão da medida, tais empresas estarão livres dessas obrigações, abrindo novas oportunidades para o setor avícola brasileiro.

Brasil é o maior exportador de carne de frango

O Brasil, como o maior exportador mundial de carne de frango, viu na China seu segundo maior consumidor e principal destino das exportações do produto.

Em 2023, as exportações de carne de frango brasileira para a China ultrapassaram US$ 1,9 bilhão (R$ 9,4 bilhões, na cotação atual), totalizando mais de 679 mil toneladas.

A decisão favorável para o Brasil foi alcançada após esforços diplomáticos, nos quais o governo brasileiro atuou ativamente junto às autoridades chinesas, em diversos fóruns e mecanismos bilaterais de cooperação, em 2023.

Este desdobramento foi visto como um resultado positivo para o setor avícola brasileiro e para as relações econômico-comerciais entre o Brasil e a China.

A carne de frango é o principal produto agropecuário da pauta de exportações catarinenses em valor movimentado – Foto: Governo de SC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.