Itajaí pode ter falta de água durante a tarde por conserto emergencial do Semasa

A prefeitura de Itajaí anunciou que o município pode ter falta de água ao longo desta terça-feira (27). O Semasa terá que realizar uma manutenção emergencial no sistema de captação de água bruta, o que reduz a capacidade de abastecimento.

Conserto de sistema de captação de água em Itajaí

Conserto emergencial no sistema de captação de água pode causar desabastecimento em Itajaí. – Foto: Divulgação/Semasa

O conserto foi motivado por uma falha mecânica registrada durante a madrugada, que antecipou troca já planejada de um equipamento. A intenção era realizá-la em período de baixo consumo, mas a avaria forçou com que o procedimento fosse executado em período de alta demanda.

O principal conjunto de reservatórios, localizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) de São Roque estava em cerca de 32% da capacidade máxima por volta das 15h de de terça-feira. A estimativa é que a produção seja normalizada no final da tarde.

Fim de tarde deve ser o período mais crítico para falta de água

Essa diminuição do estoque de água está mais lenta do que o esperado, como dito pela assessoria do Semasa ao ND Mais. No entanto, o serviço reforçou que o momento crítico deve ser somente às 18h, quando muitas pessoas voltam para casa após o trabalho.

Conserto de sistema de captação de água em Itajaí

Reparos já estavam planejados no cronograma do Semasa, mas tiveram que ser antecipados por avaria. – Foto: Divulgação/Semasa

Mesmo que a produção normalize ainda na terça-feira, não significa que o problema de abastecimento esteja resolvido. Os reservatórios devem ser preenchidos entre a noite e a madrugada após a estabilização. Nesse período, o consumo é menor.

A recomendação do Semasa é que a população racione a água e a utilize preferencialmente nas atividades essenciais, como as de higiene e alimentícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.