Mulheres comandam metade das secretarias municipais em Florianópolis

Empoderamento em ação: Mulheres à frente de metade das secretarias municipais em Florianópolis  – Foto: Prefeitura de Florianópolis

Em Florianópolis, a igualdade de gênero em cargos de liderança ganha destaque na administração municipal, com mulheres ocupando 50% das secretarias e 54,68% das chefias em todos os escalões. Das 18 pastas municipais, nove têm mulheres no comando.

Esta representatividade não é resultado de uma política de cotas ou ação específica, mas de um processo de seleção baseado no mérito e competência técnica de cada profissional, explica Katherine Schreiner, Secretária de Administração e de Licitações, Contratos e Parcerias.

“A presença das mulheres em metade das pastas no primeiro escalão da Prefeitura da Capital foi acontecendo de forma natural, por meio da escolha baseada no currículo de cada uma. O prefeito Topázio Neto preza muito pela qualidade do secretariado ao lado dele, e, desta forma, contratou os profissionais que avaliou serem os mais competentes para as suas funções, independente de gênero”, explica Katherine.

Hoje, as mulheres estão à frente de pastas estratégicas para a cidade, como a Fazenda, e Procuradoria, por exemplo.  “Hoje as ‘chaves do cofre’ (Fazenda) e a ‘senha do cartão de crédito’ (Licitações) estão nas mãos de mulheres altamente qualificadas, o que demonstra a confiança e o respeito pelo conhecimento técnico e experiência destas profissionais” , ressalta Katherine.

Além do primeiro escalão, quando observamos todos os níveis de chefia dentro da prefeitura, o percentual de mulheres alcança impressionantes 58%, evidenciando um ambiente de trabalho onde a igualdade de oportunidades e a diversidade são valorizadas.

Para Katherine, a presença marcante de mulheres em posições de liderança não apenas contribui para um equilíbrio de forças e novas perspectivas na gestão da cidade, mas também serve como inspiração para as futuras gerações. “É um sinal de que há espaço para todos, o que incentiva que as mulheres continuem estudando e se aperfeiçoando, que é possível chegar onde se busca!”, avalia.

A Secretária reforça também  que o município se beneficia de um equilíbrio entre  o cuidado aos detalhes, tipicamente feminino, e a visão mais macro, muitas vezes associada aos homens”. “Essa combinação traz uma qualidade superior ao trabalho entregue à população”, analisa.

“Outro ponto que considero importante ressaltar é o respeito que há durante o trabalho, de ambas as partes. Determinações e ordens, tanto de homens, quanto mulheres, de quaisquer secretarias, são acatadas por todos e, assim, quem se beneficia é a população, que pode ter o melhor resultado de todo o nosso time”, afirma.

A iniciativa de Florianópolis em promover a igualdade de gênero em cargos de liderança é ainda um reflexo da crescente participação das mulheres no cenário político e administrativo nacional. “Cada vez mais, vemos mulheres ocupando espaços de poder, o que é maravilhoso. Mostra que, aos poucos, estamos quebrando estereótipos e provando que as mulheres têm competência para trabalhar em qualquer ambiente”, conclui Schreiner.

Confira as secretarias municipais comandadas hoje por mulheres:

  • Administração: Katherine Schreiner
  • Continente: Kely Mattos de Figueiredo
  • Educação: Fabrícia Luiz Souza
  • ⁠Fazenda: Michele Patrícia Roncálio
  • ⁠Habitação e Desenvolvimento Urbano: Ivanna Carla Tomasi
  • Licitações, Contratos e Parcerias: Katherine Schreiner
  • ⁠Procuradoria Geral: Christiane Egger Catucci
  • Saúde: Cristina Pires Pauluci
  • Turismo, Cultura e Esporte: Zena Becker

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.