Após um ano e dois meses fechado ao público, Masc reabre nesta segunda com encontro

Uma surpresa! O Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) recebe nesta segunda-feira (26), o “Le Mouvement Phases: I’amitié au coeur d’un réseu (traduzindo: “O Movimento Phases: a amizade no coração de uma rede).

O detalhe é que este é o primeiro evento aberto ao público do Masc após um ano e dois meses fechado para atividades públicas.

Ainda de acordo com o informe no site da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento faz parte da programação comemorativa aos 75 anos de criação do MASC.

Museu de Arte de Santa Catarina fica anexo ao CIC e nesta segunda fará sua primeira agenda pública após um ano e dois meses fechado para o púbico – Foto: Divulgação/ND

O encontro está marcado para às 18h, terá entrada gratuita e é aberto a toda a comunidade e deve reunir artistas, curadores, autores, professores e estudantes.

Esta é a segunda surpresa: há uma programação para o aniversário do museu, embora ainda não há detalhes. Muito menos também não sabemos ainda se o MASC seguirá aberto ou se esta é uma situação isolada.

Masc aguarda pelas reformas do telhado do CIC para reabrir plenamente

O Masc está sem atividades públicas (exposições, encontros, mostras, visitação e afins) desde a sua interdição em 20 de dezembro de 2022 por conta de infiltrações e vazamentos causados pelas chuvas.

A instituição depende das reformas do telhado do Centro Integrado de Cultura (CIC), que começaram em janeiro deste ano, para reabrir plenamente. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda neste semestre.

O encontro de logo mais contará com a participação dos gestores do Mouvement Phases, criado na década de 1950, na França, pelo poeta e crítico Édouard Jaguer e sua esposa Anne Éthuin, artista colagista, desempenhou um papel crucial no cenário artístico mundial, especialmente na Europa e na América Latina.

Desde 1953, o Phases tem sido o ponto de convergência de artistas, poetas e escritores europeus e latino-americanos. Sua influência se estendeu além do surrealismo, marcando uma nova era. Os arquivos deste movimento estarão agora acessíveis ao público no site Mouvement Phases que será lançado em Paris, em abril de 2024.

Também você pode ir ao MASC e aproveitar para matar as saudades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.