Festival da Pandorga vai colorir o céu de Florianópolis

A Beira-Mar Continental, no Estreito, em Florianópolis, será palco do Festival da Pandorga, neste sábado, a partir das 9h. O evento é uma iniciativa da NDTV, que tem o objetivo de reunir cultura e lazer, além de proporcionar o resgate da tradição das brincadeiras divertidas, saudáveis e ao ar livre.

Confeccionada em tecido, papel ou plástico, pandorga é um elo entre o passado e o presente da cidade – Foto: Freepik/ND

Será o momento de integração das famílias e de relembrar as décadas de 1980 e 1990, quando festivais como este eram comuns e envolviam pais, filhos, avós e netos em uma atividade recreativa, que estimulava a prática de atividades esportivas alternativas.

O evento é gratuito, aberto ao público, e faz parte do projeto Floripa 350 – Um Abraço na Cidade, que celebra os 350 anos da Capital. Terá também atrações como cultura mané, oficina de pipa, boi de mamão, feira de artesanato, exposição de carros antigos e espaço para food trucks.

Para participar das disputas do Festival da Pandorga, é preciso se inscrever – haverá inscrição no local. Podem participar pessoas de qualquer idade, mas os menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Julgamento e premiação

Um júri escolherá as melhores pandorgas nas categorias: engenhosidade/originalidade, que são os modelos diferenciados que usem a criatividade e inovação; manobra, onde se leva em conta as melhores manobras; maior pandorga, concorrem somente as decoradas de papel de seda; menor pandorga, somente pipas decoradas de papel de seda e com armação e que possuam condições de voo, tamanho máximo 10 cm x 10 cm; e maior e menor idade dos competidores.

O júri do festival será formado pela presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira, pelo apresentador da NDTV Marcelo Cabral, o Mancha, e pelo jornalista e editor executivo do programa “Hora da Venenosa”, Gilberto Barcela, o Giba. O primeiro lugar em cada categoria será premiado com troféu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.