Crianças criam minimercado em atividade sobre sistema monetário

Quem pensa que entender sobre educação financeira é coisa de gente grande, está muito enganado. É possível ter a prova de que a aprendizagem de temáticas matemáticas pode ser divertida ao conhecer o projeto desenvolvido na Escola Municipal Edgar Monteiro Castanheira, em Joinville. Por lá, as crianças do segundo ano tiveram a chance de criar o próprio minimercado.

As crianças da EM Edgar Monteiro Castanheira foram responsáveis pela montagem e o atendimento do minimercado

As crianças foram responsáveis pela montagem e o atendimento do minimercado – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Idealizado pela professora Flávia Andréa Cercal e nomeado de Maricotinha, o pequeno comércio surgiu pelo interesse dos estudantes ao estudar o sistema monetário. O que inicialmente começou como uma atividade matemática, se tornou uma iniciativa multidisciplinar, perpassando por diversos componentes curriculares.

Na Matemática, os alunos aprenderam sobre operações (como adição e subtração ao calcular as compras), reconhecimento de cédulas, moedas e redução dos gastos.

Em Língua Portuguesa, conheceram diferentes tipos textuais ao analisar os rótulos das mercadorias. Já em Ciências e Ensino Religioso, entenderam a importância de hábitos sustentáveis, como a diminuição do uso de embalagens plásticas e a necessidade do consumo consciente.

Minimercado Maricotinha

O minimercado também contou com a embalagem reciclada dos produtos – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

A construção do minimercado contou também com o apoio de toda a comunidade escolar, desde outros professores até a participação dos pais para a arrecadação das embalagens — todos os procedimentos passaram pelas mãos dos pequenos. Após as aulas teóricas, iniciou-se o processo da construção das mercadorias.

As caixas de ovos foram preenchidas com bolinhas de isopor, os frascos de refrigerante com água e tinta guache e os pacotes de salgadinho com papel. “Durante esse trabalho, as coisas que mais impactaram foram o envolvimento e a dedicação dos alunos ao buscar embalagens, na produção dos panfletos, na organização. A aprendizagem dentro da sala de aula foi de muita evolução”, relata a professora.

Com entrega de convites e cerimônia de inauguração, a iniciativa chamou atenção de outras turmas da unidade. “O projeto teve e está tendo uma grande aceitação, muitos alunos de outros anos quiseram participar da visitação ao minimercado Maricotinha. Todos querendo fazer compras e interagir com os produtos e com os alunos que estavam atendendo”, conta Flávia.

A escola também arrecadou alimentos não perecíveis para fazer a doação de cestas básicas. O planejamento é entregar para famílias da comunidade escolar durante o evento do Natal Luz da escola. Conheça o minimercado Maricotinha:


Inaguração do minimercado Maricotinha - Arquivo pessoal/Divulgação

1
6

Inaguração do minimercado Maricotinha – Arquivo pessoal/Divulgação


As crianças foram responsáveis por fazer os panfletos das ofertas do dia - Arquivo pessoal/Divulgação

2
6

As crianças foram responsáveis por fazer os panfletos das ofertas do dia – Arquivo pessoal/Divulgação


Exposição dos

3
6

Exposição dos “produtos” do minimercado – Arquivo pessoal/Divulgação


A comunidade escolar participou do desenvolvimento do minimercado com a arrecadação das embalagens - Arquivo pessoal/Divulgação

4
6

A comunidade escolar participou do desenvolvimento do minimercado com a arrecadação das embalagens – Arquivo pessoal/Divulgação


Os alunos também fizeram a higienização das embalagens - Arquivo pessoal/Divulgação

5
6

Os alunos também fizeram a higienização das embalagens – Arquivo pessoal/Divulgação


A organização do minimercado foi parte das tarefas dos estudantes - Arquivo pessoal/Divulgação

6
6

A organização do minimercado foi parte das tarefas dos estudantes – Arquivo pessoal/Divulgação

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.