Estimada em R$ 509 milhões, Beira-mar de Barreiros é apresentada a empresários

Na última quarta-feira (6), a tão aguardada proposta para a Beira-mar de Barreiros foi revelada a mais de 100 empresários e autoridades na sede da AEMFLO (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de São José) de São José.

Prefeito Orvino de Ávila esteve presente no projeto da Beira-Mar de Barreiros – Foto: Divulgação/ND

O projeto, esperado há quase 40 anos, busca melhorar significativamente a mobilidade e a acessibilidade na Grande Florianópolis.

O presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, elogiou o projeto: “A mobilidade da nossa região depende desta obra. A obra vai melhorar a acessibilidade de toda a região e a melhora do sistema viário”.

O presidente do Conselho Deliberativo, João Moacir Will, endossou: “Precisamos de obras importantes como essa para dar vazão ao crescimento da nossa região. São mais de 1,5 milhão de pessoas circulando diariamente”.

Beira-mar de Barreiros é apresentada para empresários da Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/ND

A reunião contou com a presença do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, secretários municipais e vereadores, além de empresários.

Recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto autorizativo para a contratação de crédito internacional junto ao Fonplata foi sancionado pelo prefeito, impulsionando a construção estimada em R$ 509 milhões.

Melhorias da Beira-mar de Barreiros

Com uma extensão planejada de 8,250 quilômetros, a futura Avenida Beira-Mar de Barreiros conectará a Beira-Mar Continental de Florianópolis à BR-101.

O projeto abrange pistas de rolamento, ciclovias, áreas de lazer e estacionamentos, visando melhorar a mobilidade urbana e estimular o desenvolvimento econômico.

Projeto de extensão da Beira-mar de Barreiros. – Foto: Divulgação/ND

O engenheiro do Prosul, Robson Sebastiany, explicou detalhes de tráfego estimado: “O estudo prevê que em 2026 serão mais de 32,2 mil veículos por dia. Já em 2035 serão mais de 37,2 mil veículos na região. A obra já prevê este crescimento”.

A Prosul destacou desafios como a questão do solo na região, enfatizando a necessidade de tratamento adequado para evitar rompimentos.

A engenheira ambiental Kalinka Laitano apresentou a complexidade do licenciamento ambiental, incluindo dragagem e estudos abrangentes sobre condições meteorológicas, geologia, fauna e flora.

Com previsão de conclusão em quatro anos, até março de 2024, a Beira-mar de Barreiros se configura como uma peça essencial para o desenvolvimento e bem-estar da região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.