Florianópolis retoma trajeto de barco da Lagoa até a Barra nesta temporada

O transporte hidroviário, operado a partir do Centrinho da Lagoa da Conceição, oferecerá o trajeto até o bairro, como já foi feito na última temporada – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Metrópole e destino turístico consolidado no Brasil e no exterior, Florianópolis tem sua população, que normalmente é de 537.211 segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), praticamente quadruplicada durante a temporada. Neste verão, a expectativa é receber 2 milhões de visitantes, segundo a Prefeitura de Florianópolis. Tanto movimento multiplica também os desafios enfrentados na mobilidade urbana. E para facilitar o deslocamento no Leste da Ilha, uma das regiões mais procuradas nesta época, a Barra da Lagoa terá novamente um reforço essencial neste ano.

O transporte hidroviário, operado a partir do Centrinho da Lagoa da Conceição, oferecerá o trajeto até o bairro, como já foi feito na última temporada, uma solução prática e eficiente para conectar dois importantes pontos turísticos da cidade.

Segundo o município, o serviço de barcos vai operar com partidas de hora em hora, com início às 10h, momento em que o movimento na região se intensifica. O último horário do dia será às 18h, saindo da Lagoa da Conceição. O tempo de percurso varia de 30 a 40 minutos, proporcionando uma experiência agradável e diferente aos passageiros. O ponto de partida, localizado no Centrinho da Lagoa, está posicionado junto ao terminal lacustre, ao lado da Ponte da Lagoa da Conceição. Na Barra da Lagoa, os passageiros desembarcarão próximo à ponte pênsil, junto ao restaurante Maria & Maria.

A tarifa para o percurso será de R$ 12,50 por trajeto, e o pagamento poderá ser feito tanto por PIX quanto em dinheiro. Além disso, o transporte será pet friendly, permitindo que animais de estimação acompanhem seus tutores durante o trajeto. No entanto, para garantir a segurança e o conforto de todos, é necessário que os animais estejam dentro de caixas de transporte adequadas.

Em 2022, em apenas 18 dias, 5.816 pessoas utilizaram o transporte aquaviário entre a Lagoa da Conceição e a Barra da Lagoa, apontam dados da Prefeitura de Florianópolis. Durante o período de 27 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023, a média diária de passageiros foi de 323, o que demonstra a demanda e popularidade do serviço na Capital.

Passeio turístico

O deslocamento entre os bairros de Florianópolis por meio do serviço de barcos é uma alternativa ágil para o deslocamento na região e proporciona uma experiência única de apreciar a vista da Barra da Lagoa, que conta com uma variedade de restaurantes, lazer e uma paisagem fantástica. “Além de ser mais uma opção de passeio, tanto para os turistas quanto para os moradores da cidade, esse transporte também contribui para agilizar a mobilidade na região Leste da Ilha, que tradicionalmente recebe muitos turistas. Com horários regulares e tarifas acessíveis, essa opção de transporte se destaca como uma escolha inteligente para explorar as belezas naturais de Florianópolis.”, ressalta Rafael Hahne, Secretário de Transportes e Infraestrutura.

Além da rota que leva turistas e moradores até a Barra da Lagoa, o terminal Lacustre no centrinho da Lagoa também conta com rotas que vão para a Costa da Lagoa. A tarifa, neste caso, é de 25,00 ida e volta para turistas e o trajeto dura em torno de 40 minutos. As partidas são de hora em hora, das 6h até as 21h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.