VÍDEO: Cervo exótico é capturado em Ibirama e biólogo alerta para situação preocupante 

Um morador de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, ficou deslumbrado ao encontrar um cervo exótico na mata da cidade. A cena foi gravada na manhã desta quinta-feira (7), na localidade de Ribeirão Areado.

Da espécie conhecida como 'Chital', o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna

Cervo exótico é capturado em Ibirama e biólogo alerta para situação preocupante  – Foto: Reprodução ND

O Corpo de Bombeiros Voluntários foi acionado para resgatar o animal, da espécie Axis Axis, mais conhecido como “Chital”, originário da Índia. Com apoio de um veterinário, o cervo foi atendido e levado a um Centro Médico Veterinário da cidade.

Conforme a corporação, o caso do animal é delicado, pois ele apresentava uma fratura na perna, com perda óssea no local. Após sua captura, foi realizado vários procedimentos, como o estancamento da hemorragia, curativos e medicações.

Ainda segundo os bombeiros, foi tentado vários contatos com órgãos ambientais, mas por não obterem retorno, o animal foi encaminhado para a clínica veterinária, para ver a possibilidade de transferi-lo para Florianópolis, para cuidados mais detalhados.


Da espécie conhecida como 'Chital', o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna  - Corpo de Bombeiros/Reprodução ND

1
2

Da espécie conhecida como ‘Chital’, o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna – Corpo de Bombeiros/Reprodução ND


Da espécie conhecida como 'Chital', o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna  - Corpo de Bombeiros/Reprodução ND

2
2

Da espécie conhecida como ‘Chital’, o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna – Corpo de Bombeiros/Reprodução ND

Cervo exótico pode representar perigo para espécies nativas

A aparição do cervo exótico, embora surpreendente, pode apresentar riscos para espécies nativas da região, conforme explicou o biólogo Jackson Preuss, que atua como professor e pesquisador na Unoesc.

Ao portal ND+, o biólogo comentou que essa espécie não vive naturalmente no Brasil. O primeiro registro do Chital em Santa Catarina aconteceu em 2019.

“Acredita-se que tenha sido de algum escape, mas existem registros desse animal na natureza em Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai”, disse.

Ainda conforme Preuss, a aparição dessa espécie de cervo em região de mata é preocupante.

“É um animal que traz problemas para o meio-ambiente, uma vez que ele compete com as espécies nativas e silvestres, e também porque ele pode ser o vetor de algumas doenças para os animais. A presença desse animal, principalmente dentro de uma floresta, é algo bem preocupante, uma vez que ele está dentro de um ambiente que existem espécies silvestres de cervídeos”, explicou.

Morador foi surpreendido pela aparição do animal

O morador que filmou a cena inusitada demonstrou a emoção ao ver o cervo de perto. O animal desceu pela água, enquanto dois cachorros latiam para ele.

Ao perceber que o animal estava ferido, o morador acionou os bombeiros e a Polícia Ambiental.

Da espécie conhecida como ‘Chital’, o cervo foi capturado na manhã desta quinta-feira (7), com ferimentos na perna – Vídeo: Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.