Encontro nosso de cada dia: professor inicia projeto com chá para ensinar gênero textual

Unindo uma das bebidas mais conhecidas com a matéria de Língua Portuguesa, o professor Sharon Breis iniciou o projeto “Chá nosso de cada dia”, na Escola Municipal Pastor Hans Müller. Com foco em ensinar o gênero textual reportagem de divulgação científica de forma mais descontraída e com base na medicina natural, 35 alunos do oitavo ano participaram da iniciativa.

A aproximação com o chá foi uma oportunidade para compreender a importância da bebida e formas de preparo

A aproximação com o chá foi uma oportunidade para compreender a importância da bebida e formas de preparo – Foto: Escola Municipal Pastor Hans Müller/Divulgação

“Ao trabalhar com esse gênero textual, foi-se pensado em uma proposta que fizesse sentido à vida do estudante e fortalecesse o processo de pesquisa e abordagens, como entrevistas aos familiares, resgate e valorização à medicina natural, essa que pode ser encontrada nos próprios quintais”, explica o professor sobre a ligação do chá com o gênero textual.

Para introduzir o projeto, o educador preparou uma manhã com chás naturais feitos em sala, como macela, erva-doce e canela.

Além de ensinar o gênero textual para os alunos, o educador mostrou a possibilidade de substituir açúcar por mel e acrescentar limão em rodelas, o que é muito positivo e importante, já que o açúcar pode proporcionar problemas de saúde se consumido a longo prazo.

“Fazer sentido real à vivência é o maior desafio do professor atual. Para competir com um mundo imensamente tecnológico e midiático, deve-se resgatar a possibilidade da medicina alternativa proporcionada pelos chás, e esse foi o maior motivador e certamente o aprendizado que eles levarão para a vida”, afirma o professor Sharon, mencionando a importância do projeto para o aprendizado dos alunos.

Além dos conhecimentos adquiridos, as turmas do Ensino Fundamental ainda contribuíram com a horta da escola, onde levaram mudas de chá e plantaram — uma colaboração para a vida mais saudável.

A turma também colocou a mão na massa, contribuindo na plantação da horta escolar

A turma também colocou a mão na massa, contribuindo na plantação da horta escolar – Foto: Escola Municipal Pastor Hans Müller/Divulgação

“Foi muito legal e interessante. Com as pesquisas realizadas sobre os chás, pude aprender o modo de preparo de cada um, para que servem e as suas recomendações. Adorei desenvolver o trabalho, pois além de aprender sobre os chás, pude entender melhor sobre o gênero textual reportagem de divulgação científica’’, conta o aluno Arthur Felipe, do oitavo ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.