Inspirados em Leonardo da Vinci: alunos recriam obras em canecas e camisetas

Ter como estímulo obras notáveis que foram referência para outros artistas é uma alternativa para quem deseja dar asas à imaginação. Na Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, em Joinville, os alunos vivenciaram a experiência na prática, expondo em 20 canecas de porcelana e 15 camisetas artes que foram inspiradas nas criações de Leonardo da Vinci.

Estudantes e profissionais que participaram do projeto em homenagem a Leonardo da Vinci

Estudantes e profissionais que participaram do projeto em homenagem a Leonardo da Vinci – Foto: Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral/ Divulgação

Com a orientação da professora de Língua Portuguesa, Janicléia da Silva Passos, os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental exercitaram diversas habilidades no contraturno (matutino e vespertino), vivenciando na prática os desafios do empreendedorismo durante o projeto Caixa de Leonardo da Vinci.

O projeto foi idealizado entre a empresa Rumo Logística e a diretora Rosana Martins de Souza Araújo. Pensado para ser um laboratório e ateliê, o espaço foi uma oportunidade para ampliar oportunidades de ensino-aprendizagem.

“Ocorreu uma troca de experiência e vivência desses alunos, iniciando com autonomia e  trabalho em grupo.  O projeto promoveu habilidades criativas, inovadoras e empreendedoras, com a perspectiva de gerar transformação individual e social”, comenta Janicléia.

Criado em 2022 e dirigido aos estudantes com notas acima de oito, com bom comportamento e responsabilidade, a iniciativa foi uma oportunidade para conhecer a trajetória de Leonardo da Vinci, levando em consideração os traços e a história do artista.

“Também conheceram a si próprios, medos, anseios, sonhos e qualidades. Trabalharam em equipe, perceberam e respeitaram as qualidades individuais”, aponta a educadora que explica a forma como a empresa foi criada, designando tarefas e separando a turma de acordo com os setores — foram os responsáveis na escolha dos itens e na precificação.

Entre o resultado e as entregas personalizadas, a autoestima e as diferenças foram respeitadas nos quatro meses de trabalho. “Criaram artes vetorizadas no Canva, aprenderam a manusear os maquinários de sublimação e aprenderam a fazer a contabilidade empresarial”, finaliza Janicléia, que apresentou aos estudantes vídeos, livros, músicas e aulas práticas.

Para quem participou do processo, esse foi um momento de conhecimento e aprendizado. “Aprendemos sobre o empreendedorismo e tenho certeza que isso só foi possível graças a professora e a forma de ensinar, participando e se entregando de corpo e alma. O projeto foi uma aventura, aprendendo mais a cada dia. Se tivesse a oportunidade de participar no Ensino Médio, participaria sem pensar duas vezes”, declara Lucas Gabriel Mendonça, 15, do nono ano.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Escolher as obras de Leonardo da Vinci e adquirir os itens foram etapas no processo

Escolher as obras de Leonardo da Vinci e adquirir os itens foram etapas no processo – Foto: Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral/ Divulgação

Leonardo da Vinci foi um pintor italiano, criador do famoso quadro “Mona Lisa”, uma das obras que marcaram o período da Renascença. Conhecido pelo contraste entre luz e sombra, o quadro “A Última Ceia”  foi outra criação famosa, celebrada até os dias atuais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.