Secretário desiste de candidatura em Joaçaba

As três candidaturas municipais em 2024, de nomes de destaque do secretariado de Jorginho Mello, poderão ter definições diferenciadas. O primeiro fato novo veio com a nota de que o secretário da Administração, Moisés Diersmann (PL), decidiu não concorrer à Prefeitura de Joaçaba.

Secretário Moisés Diersmann – Foto: Eduardo Valente/ND

Ele esteve reunido ontem com o governador e volta a tratar de seu futuro em encontro ainda hoje. De acordo com fontes do Centro Administrativo, Diersmann deverá continuar no governo.

Outra alteração envolve a Secretária da Saúde, Carmem Zanotto, que não deixará o cargo no início de janeiro, como estava previsto. A deputada estava relutante em disputar a Prefeitura de Lages, entendendo que sua missão na Saúde não estaria concluída. A alternativa política e legal encontrada foi prorrogar o prazo de sua renúncia, que ficará para março de 2024, portanto, dentro do prazo da lei eleitoral.

O secretário da Casa Civil, deputado estadual Estenner Soratto, sairá quando quiser e for mais conveniente, segundo afirmou o próprio governador. É provável que deixa a pasta no fim deste ano e assuma o mandato em janeiro, para ter um período de atuação parlamentar, visando oxigenar sua campanha à Prefeitura de Tubarão.

O governador está priorizando ações para a reforma no colegiado estadual com cautela e de forma reservada. Situação indefinida está a do secretário do Meio Ambiente, deputado federal Ricardo Guidi. Pretende ser candidato a prefeito de Criciúma, mas não tem o respaldo da cúpula do PSD, partido que tem como principal liderança o prefeito Clésio Salvaro, com o melhor índice de aprovação no Estado, acima de 90% de bom e ótimo. Seu candidato é vereador Arleu da Silveira, atual Secretário Geral da Prefeitura.

São arrolados nos bastidores como substituíveis os secretários Valdir Colatto (Agricultura), Tarcísio Rosa (Celesc) e coronel Armando (Defesa Civil).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.