Peru descobre perereca rara na Amazônia

Uma nova variedade de perereca foi encontrada em no Parque Nacional Cordilheira Azul, na Amazônia peruana. O anúncio foi feito pelo Museu de História Natural da Universidade de San Marcos, de Lima, no último dia 30.

“Encontramos uma nova espécie de perereca. Esta descoberta é importante porque nos ajuda a registrar a verdadeira biodiversidade do Peru”, disse o biólogo Ernesto Castillo.

De acordo com o especialista, a perereca do gênero Pristimantis é muito particular porque seu desenvolvimento é direto. “Não precisam passar pelo estado larval, passam direto do ovo para a forma de um adulto pequeno”, explica.

Saiba mais sobre a perereca rara

Medindo entre 20 e 23 centímetros, a perereca é verde e tem olhos dourados. A perereca do gênero Pristimantis habita o ecossistema de florestas de montanha na região de Huánuco, que fica entre 2 mil e 2,4 mil metros acima do nível do mar.

A perereca do gênero Pristimantis habita o ecossistema de florestas da Amazônia peruana

A perereca do gênero Pristimantis habita o ecossistema de florestas da Amazônia peruana – Foto: Reprodução/Internet

A perereca foi identificada graças ao trabalho de cientistas alemães e peruanos. O nome dado à espécie, Pristimantis loeslein, é uma homenagem à família alemã Löslein, que apoiou a pesquisa taxonômica e conservação de espécies no Peru.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.