Presidente da Acafe recebe título de Cidadã Catarinense

Profissionais da educação, empresários e autoridades de diversas regiões de Santa Catarina, principalmente de Criciúma, estiveram presentes na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), na noite de segunda-feira (4), para prestigiar a concessão do título de Cidadã Catarinense a Luciane Bisognin Ceretta. A casa ficou cheia.

Luciane Bisognin Ceretta recebeu a honraria das mãos do governador Jorginho Mello – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL/ND

Proposta pelo deputado Júlio Garcia (PSD) e aprovada de forma unânime pelos 39 parlamentares, o título ressalta a contribuição destacada da professora e pesquisadora na gestão da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

A homenagem recebida ontem é um reconhecimento aos serviços para a educação, a pesquisa e a ciência de Criciúma, do Estado e do Brasil. “É um reconhecimento de um relevante trabalho prestado por ela na universidade, no conselho estadual de educação e na presidência da Acafe. Transformou a Unesc que, costumo dizer, é a mais vibrante do mundo, e isso se deve a ela”, diz o deputado Júlio Garcia, proponente da homenagem.

Ainda segundo o deputado, Luciane teve participação ativa no processo de tramitação do projeto da Universidade Gratuita.

“Ela, como presidente da Acafe, teve uma capacidade de liderança incrível e foi decisiva para que o projeto fosse aprovado nos atuais moldes. Tudo isso fez com que a Alesc a reconhecesse”, acrescenta.

‘Titulação mais importante da vida’

Feliz e orgulhosa pela homenagem, Luciane declara que o reconhecimento é um dos mais importantes já recebidos.

“Talvez uma das titulações mais importantes da minha vida. Eu recebi a certidão de nascimento como cidadã no Estado que escolhi para viver, trabalhar e ser feliz. E por meio da educação, que eu considero a mais importante, promover o desenvolvimento das pessoas e da sociedade de modo geral. Recebo a homenagem com plena gratidão”, revela.

A titularidade foi entregue à Luciane pelas mãos do governador do Estado, Jorginho Mello (PL), autor do programa Universidade Gratuita. “Sempre fui um defensor das universidades comunitárias e as regiões do Estado tem um antes e depois com as universidades. Acredito que não tem outro caminho que não seja através da educação e, por isso, Luciane, a senhora é um bom exemplo disso”, frisa o governador.

Vasto currículo nas áreas da saúde e da educação

Nascida em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, Luciane possui vasto currículo nas áreas da saúde e da educação. É enfermeira formada pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), mestre em enfermagem pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc.

Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública e educação na saúde. Na pesquisa, dedica-se aos estudos com doenças crônicas, especialmente diabetes, estudos epidemiológicos e processos de gestão e de educação permanente em saúde. Atualmente, é reitora da Unesc, presidente da Acafe e conselheira titular no Conselho Estadual e no Conselho Nacional de Educação, além de coordenar o grupo de pesquisa em gestão universitária da Unesc.

Com a experiência de ter passado por vários setores da instituição, fortaleceu a imagem a atuação da Unesc na comunidade, consolidando a presença da instituição como referência não apenas no ensino superior, mas nas áreas de pesquisa e extensão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.