Foragido após condenação por estupro em Florianópolis é preso nos EUA

Condenado pelo estupro de uma criança em Florianópolis, Edemir Gustavo Elckelberg, de 62 anos, foi preso nesta quinta-feira (28) em Boston, nos Estados Unidos. Ele está com mandado de prisão em aberto desde maio deste ano, segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Justiça aguarda extradição pra Florianópolis

Réu foi capturado na noite desta quinta-feira, nos EUA – Foto: ICE/Divulgação/ND

“Antes de proferirem a sentença, o brasileiro veio aos Estados Unidos, entrando no país a partir de Nova York, nos Estados Unidos, com visto de turista”, informa o ICE (serviço de imigração americano). O réu pousou no país norte-americano em abril.

No mês seguinte à chegada de Elckberg no país, a 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital decretou a prisão de Elckelberg. A sentença expedida no dia 15 de maio pelo juiz Rafael Bruning condena o brasileiro a 12 anos de prisão.

De acordo com o ICE, oficiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos Estrangeiros prenderam Elckelberg após serem notificados da presença dele na região de Boston, capital de Massachusetts. O réu foi notificado perante juiz de imigração do DOJ (Departamento de Justiça dos EUA).

“O cidadão brasileiro permanecerá sob custódia do ERO (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América) enquanto aguarda o processo de remoção”, informou o órgão em nota.

Justiça aguarda extradição do réu para Florianópolis

A 4° Vara da comarca da Capital, sob titularidade do juiz Rafael Brunning, informou que “já foi cientificada da prisão do condenado nos Estados Unidos e deu início aos procedimentos formais para promover sua extradição ao Brasil”.

“O processo, contudo, tramita sob segredo de justiça, de forma que não há como repassar outras informações neste momento”, destacou o Tribunal.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Elckelberg. O espaço está aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.