Guardiões da Dengue: estudantes de Joinville vistoriam escola em ação de combate ao mosquito

Apesar dos casos de dengue estarem presentes ao longo de todo o ano, o número de pessoas infectadas aumenta notoriamente durante a época de chuvas e calor mais intensos, devido a maior facilidade da proliferação em períodos mais quentes e úmidos. Para conscientizar a comunidade escolar, os estudantes da Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel, de Joinville, estiveram à frente de uma iniciativa para combater a doença.

Escola de Joinville promove atividade com estudantes para ajudar no combate a dengue

Turma do primeiro ano B durante a inspeção contra a dengue – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Inicialmente, as crianças das turmas do primeiro ano B (matutino) e D (vespertino), da professora Silvana Silva Pereira, foram responsáveis pela vistoria em suas próprias casas, seguindo as orientações do projeto “10 minutos contra a dengue”, material entregue pela prefeitura do município.

Autointitulados “Guardiões da Dengue”, essa atividade os inspirou a ir além. “Eles ficaram bem empolgados, contando o que encontraram em casa e o que fizeram. Depois de um tempo um aluno contou que sua mãe estava com dengue e ele estava triste. Por isso, tivemos a ideia de fazer essa vistoria na nossa escola”, explica a professora.

O próximo passo foi levar a inspeção para os espaços da unidade. Com crachás de identificação, pranchetas e o material de orientações, os pequenos percorreram os ambientes da escola para observar se havia fatores que pudessem atrair o Aedes aegypti.

Após essa etapa concluída, as anotações foram enviadas para os gestores encarregados. “Chamamos a diretora e a auxiliar de direção para falar o que vimos e o que precisava ser feito. Elas já entraram em contato com o pessoal responsável pela limpeza da escola para eles providenciarem o que os alunos encontraram de errado”, explica Silvana.

Guardiões da Dengue

A participação das turmas foi essencial para os ensiná-los, já nesta idade, a importância de tomar medidas em prol da saúde. Ao ver o resultado das ações, as crianças já foram impactadas. “Esse trabalho é muito importante, porque essa doença é fatal, então esse trabalho é muito bom para evitar essa doença, e não é para deixar água parada em nenhum lugar no mundo”, comenta Gabriel Ribeiro De Jesus, do primeiro ano.

Para a professora, o principal objetivo é que os estudantes possam levar esses conhecimentos para a vida, tendo consciência da importância de preservar o meio ambiente. “Acredito que com essa atividade eles descobriram que também têm a capacidade de ajudar a combater o mosquito da dengue com gestos simples.”

Resultado que já se mostra presente nas falas dos alunos. “Eu achei bem legal quando a gente fez as tarefas pela escola, eu aprendi a não deixar água parada, senão o mosquito da dengue vai picar. Temos que nos ajudar”, relata Ezequiel dos Santos Rodrigues, do primeiro ano.

Para concluir a iniciativa, o trabalho foi exposto na Mostra Pedagógica. Com as turmas divididas em equipes, os estudantes produziram cartazes com frases para alertar sobre os cuidados para evitar a dengue, e, com a ajuda dos pais, confeccionaram mosquitos de materiais recicláveis.

Veja um pouco de como foi o projeto.


Os pequenos percorreram pela escola em busca de fatores que pudessem atrair o mosquito  - Arquivo pessoal/Divulgação

1
8

Os pequenos percorreram pela escola em busca de fatores que pudessem atrair o mosquito – Arquivo pessoal/Divulgação


Com uma prancheta, foram anotando os pontos que precisavam de atenção - Arquivo pessoal/Divulgação

2
8

Com uma prancheta, foram anotando os pontos que precisavam de atenção – Arquivo pessoal/Divulgação


Caso não sejam cuidados, os vasos de plantas podem se tornar foco da dengue - Arquivo pessoal/Divulgação

3
8

Caso não sejam cuidados, os vasos de plantas podem se tornar foco da dengue – Arquivo pessoal/Divulgação


A área externa da unidade foi vistoriada pelos estudantes - Arquivo pessoal/Divulgação

4
8

A área externa da unidade foi vistoriada pelos estudantes – Arquivo pessoal/Divulgação


Turma do primeiro ano D - Foto: Arquivo pessoal/Divulgação - Arquivo pessoal/Divulgação

5
8

Turma do primeiro ano D – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação – Arquivo pessoal/Divulgação


As crianças exploraram todos os ambientes da unidade - Arquivo pessoal/Divulgação

6
8

As crianças exploraram todos os ambientes da unidade – Arquivo pessoal/Divulgação


Os alunos utilizaram o material

7
8

Os alunos utilizaram o material “10 minutos contra a dengue” como base para a vistoria – Arquivo pessoal/Divulgação


Ralos são um dos pontos de foco do mosquito da dengue - Arquivo pessoal/Divulgação

8
8

Ralos são um dos pontos de foco do mosquito da dengue – Arquivo pessoal/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.