Sérgio Vignes revela novos e surpreendentes ângulos do Palácio Cruz e Sousa

Compartilho aqui o texto do mestre Sérgio Murilo sobre o novo trabalho de outro grande jornalista da nossa tribo 48: o repórter e fotógrafo Sérgio Vignes, ou melhor, o “poeta da luz e da sombra”.

Vignes lança um novo trabalho editorial que traz um surpreendente olhar sobre uma das mais históricas e importantes edificações de Florianópolis: o Palácio Cruz e Sousa.

Fotógrafo e jornalista Sérgio Vignes revela novos olhares sobre a arquitetura do Palácio Cruz e Sousa em série de cadernos lançados nesta semana – Foto: Sergio Vignes/Divulgação

O Palácio que celebra o Poeta ícone do Simbolismo ganha uma homenagem do fotógrafo Sérgio Vignes, poeta da luz e da sombra.

Com edição delicada da Papel Bonito, Vignes é autor de uma série de cadernos com imagens das janelas, colunas, telhado, esculturas, vitral, as estátuas alegóricas esculpidas pelo italiano Gabriel Silva, detalhes da arquitetura barroca e neoclássica do Palácio Cruz e Sousa, capturadas durante a reforma que o prédio recebeu em 2000.

Por isso, além do apuro estético, as obras também têm relevância histórica.

Do estilo colonial dos anos de 1.700, a antiga sede do governo do Estado ganhou uma grande reforma entre 1894 e 1898, recebendo as características arquitetônicas atuais.

Em 1979, o casarão é rebatizado com o nome de Palácio Cruz e Souza, homenagem ao poeta catarinense. E em 1984, o prédio é tombado como patrimônio histórico do Estado e reaberto em 1986 como sede do Museu Histórico de Santa Catarina.

Ficou interessado? Aliás, deve! Os cadernos contam com 64 páginas para anotações, em tamanho 9x13cm, miolo em papel offset e capa em couché fosco, com encadernação costurada.

Você pode adquiri-los na Livraria Desterrados, na Rua Tiradentes e na Casa 44, ao lado da Catedral, no Centro

Detalhe de uma das estátuas alegóricas esculpidas pelo italiano Gabriel Silva e que compõe a arquitetura do Palácio Cruz e Sousa – Foto: Sergio Vignes/Divulgação

Vignes: fotógrafo, repórter e cronista da cidade

Fotógrafo desde 1980, Sérgio Vignes se destacou na reportagem fotográfica com inúmeros trabalhos para publicações do Estado e nacionais.

Tem atuação também na publicidade e é um especialista no registro de imagens ligadas à gastronomia.

Nos últimos anos, tem se dedicado a registrar lugares e frequentadores, conhecidos ou totalmente anônimos, do Centro de Fpolis.

Uma crônica da Cidade, detalhada em milhares de fotos em P&B, que podem ser conferidas nas redes sociais do fotógrafo/artista.

Com mais de 40 anos de atuação, Sergio Vignes é o cronista visual da vida no Centro de Florianópolis Foto: Eduardo Valente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.