“Emprego na Veia”: Cursos técnicos profissionalizantes estimulam o empreendedorismo

Santa Catarina tem a maior taxa de empreendedorismo do Brasil. Dados divulgados em maio deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indicam que 29,7% da população catarinense está empreendendo. Além disso duas cidades do Estado figuram no ranking geral dos cincos municípios mais empreendedores do país. Florianópolis e Joinville aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar no ICE (Índice de Cidades Empreendedoras) de 2023.

Cursos técnicos estimulam o desenvolvimento do intraempreendedorismo em trabalhadores da indústria catarinense – Foto: André Viero/Divulgação/ND

Diferente do que se imagina, empreender não está ligado necessariamente a abertura de um negócio próprio. O empreendedorismo está na capacidade de desenvolver habilidades e competências de visão do mercado, ideias inovadoras e criativas, aplicando os conhecimentos na prática no próprio local de trabalho.  Cursos técnicos profissionalizantes tem estimulado o potencial empreendedor de quem busca aperfeiçoamento para construir uma carreira junto a indústria catarinense.

Neste episódio do podcast Emprego na Veia, o jornalista Paulo Mueller conversa com o diretor industrial Ricardo Fey, administrador de uma das maiores metalúrgicas do Estado com quase 60 anos de história onde uma das visões do negócio é estimular a capacidade empreendedora dos trabalhadores.

Último episódio do podcast Emprego na Veia destaca a qualificação profissional como uma ferramenta para impulsionar e desenvolver habilidades empreendedoras no trabalhador da indústria catarinense – Foto: André Celeste/Divulgação/ND

Silvia De Pieri, gerente do SESI e do SENAI na região de Blumenau, e Maykel Trennepohl, especialista dos programas de empreendedorismo na rede de educação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), explicam sobre o intraempreendedorismo no setor industrial e apontam caminhos de como desenvolver o talento empreendedor por meio da educação profissional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.