Binários melhoram a mobilidade e ampliam a segurança no trânsito de Florianópolis

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Florianópolis foi o sétimo município que mais cresceu no Brasil em termos absolutos, com um acréscimo de 115,9 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE de 2022. São mais de 537 mil pessoas vivendo na Capital durante todo o ano, população essa que se multiplica por quatro durante a temporada de verão, já que neste o município espera 2 milhões de visitantes. Como é comum em cidades metropolitanas, a capital enfrenta o desafio de encontrar soluções de mobilidade urbana ideais que não apenas sejam sustentáveis, mas também aprimorem significativamente o fluxo do tráfego.

Para resolver estas questões, uma das soluções encontradas pela Prefeitura de Florianópolis foi investir nos binários em pontos estratégicos da cidade, que se mostraram alternativas eficazes para aliviar os congestionamentos, além de promover a segurança e a organização viária.

Um exemplo é a implantação do sistema binário entre os bairros Pantanal e Carvoeira, realizado em abril deste ano. A medida demonstrou 60% de ganho na média de tempo de trajeto para motoristas que trafegam no local, segundo dados da prefeitura. Além disso, o tempo de viagem diminuiu  20 minutos nas linhas que passam pelo local.

A configuração envolve as ruas Deputado Antônio Edu Vieira, Capitão Romualdo de Barros, Avenida César Seara, R. João Motta Espezim e a Av. Waldemar Vieira, e melhorou o fluxo do trânsito, além de otimizar o transporte coletivo e ampliar a malha cicloviária.

Entre as principais modificações implementadas nas vias da região está a nova rótula da Eletrosul e a ciclofaixa bidirecional na principal rua do Pantanal, nos dois lados da via, em sua maior parte.

Avançam obras na Lagoa da Conceição

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Um dos cartões postais e principais destinos turísticos da Ilha de Santa Catarina, com mais de 30 mil moradores fixos, a Lagoa da Conceição também ganha um reforço na mobilidade com a implantação do binário previsto pela Prefeitura de Florianópolis para o bairro. As obras já estão em andamento e possibilitarão melhorias significativas no trânsito e no dia a dia da região, beneficiando tanto a população local, quanto os visitantes que chegam na cidade, principalmente para a temporada de verão.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Infraestrutura, que conduz os trabalhos, foi iniciada a construção de uma nova via, paralela à avenida das Rendeiras, entre a rua Mandala e a avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago (a estrada geral da Joaquina), de aproximadamente 900 metros.

A via em construção passou sobre terrenos com vegetação nativa que pertenciam a particulares, de modo que a área foi limpa. Depois, foi feita a terraplanagem e implantação do sistema de drenagem, e agora, equipes finalizam a pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) tal como nas Rendeiras. A Rua Mandala, que tem trecho em lajotas, também terá o pavimento substituído por paver até a entrada da nova via.

O binário dará sentido único à Avenida das Rendeiras, à rua Mandala, à nova via e à avenida Acácio Garibaldi.

Desta forma, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a Rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista seguirá na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pegará a SC-406, caso queira ir à Praia Mole ou adiante. Já quem vier de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.

A intenção é melhorar o trânsito local, principalmente na avenida das Rendeiras, ressalta o secretário de Transportes e Mobilidade, Rafael Hahne. “O binário criará em torno de 130 vagas de estacionamento justamente naquele trecho final da Rendeiras, onde há muita ocupação comercial de restaurantes, pousadas e bares. O sistema também proporcionará mais segurança para os usuários, com o sentido adequado. Isso até para a travessia de pedestres e para os ciclistas”, afirma.

Mais estrutura cicloviária

O projeto contempla ainda o investimento na estrutura cicloviária da região. Na via em construção, a ciclovia ficará à direita, sentido praias do Leste, ao passo que, do lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes) ficarão as novas vagas de estacionamento. Assim, os motoristas que quiserem deixar seus veículos ali, poderão acessar as Rendeiras pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes, além da rua Mandala. A nova via também terá passeios (calçadas) dos dois lados.

A Secretaria de Transportes e Infraestrutura também será a responsável pela implantação da iluminação pública da via em construção, que terá 31 postes com luminárias LED.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

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