Preso, Silvinei Vasques faz prova da OAB em Brasília

O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques foi liberado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para realizar a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) neste domingo (19).

Preso em SC desde agosto, Silvinei Vasques faz prova da OAB em Brasília

Diretor Geral da PRF, Inspetor Silvinei Vasques  , participa do programa Brasil em Pauta – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/ND

A decisão está sob sigilo e foi confirmada ao Portal R7 pela defesa de Silvinei.

Silvinei foi preso por suspeita de interferir processo eleitoral

O ex-diretor-geral da PRF foi preso em agosto, em Florianópolis (SC), sob suspeita de ter usado a máquina pública para interferir no processo eleitoral. Silvinei foi transferido para Brasília e está detido no Complexo da Papuda.

O pedido de prisão foi fundamentado, entre outras evidências, em mensagens encontradas nos celulares de servidores da PRF por investigadores da Polícia Federal.

De acordo com o material encontrado, o ex-diretor teria ordenado um “policiamento direcionado” a eleitores do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições de 2022.

Silvinei foi transferido para Brasília e está detido no Complexo da Papuda – Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Segundo a PF, os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade deles a determinado partido ou candidato, listados no Código Eleitoral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.