Câncer de mama: veja o poder da mamografia na prevenção e diagnóstico precoce

A mamografia realizada periodicamente pode ser aliada na detecção precoce do câncer de mama – Foto: Divulgação

Apesar do Outubro Rosa já ter passado, é importante a conscientização e debate sobre o tema para garantir a saúde das mulheres. A informação é uma ferramenta poderosa na luta contra a doença. A mamografia realizada periodicamente pode ser aliada na detecção precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer de 2022, verifica-se que a incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste. Apenas em 2021, segundo a Organização Mundial da Saúde, houve mais de 2 milhões de novos diagnósticos. Apesar de ser uma das maiores causas de morte entre as mulheres, as taxas de sucesso estão aumentando graças à detecção e tratamento precoce.

Os corpos femininos passam por mudanças durante todo o mês e a qualquer sinal de caroço nas regiões dos seios ou axilas é fundamental procurar atendimento médico. Para isso, é necessário se distanciar dos tabus e abraçar o autocuidado. Caso perceba qualquer mudança, agende uma consulta médica para avaliar a situação.

O câncer de mama é mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos – Foto: Divulgação

Caso perceba algum dos sintomas, não se desespere e procure os profissionais de sua confiança. A rede de apoio a ser construída neste período é fundamental para uma boa recuperação. O tratamento é multidisciplinar e adequado para cada caso.

Com um suporte diferenciado, o Hospital Santa Catarina de Blumenau dispõe de um Centro de Oncologia desde 1998. Após reformas que ampliaram o setor, o nome foi mudado para ONCO HSC. Em 2017 foi construída uma nova ala com mais de 800m². Com uma equipe focada em fornecer um atendimento personalizado pautado pela inovação. Conta, ainda, com a Bluimagem que oferece o exame de mamografia com um parque tecnológico completo. Exames de diagnóstico por imagem de alta complexidade e outros procedimentos mais invasivos são realizados no HSC Blumenau.

Além do autocuidado, você ainda pode ser a diferença através do conhecimento. Ajude mulheres que estão passando pelo tratamento, uma rede de apoio é fundamental neste momento. Utilize as redes sociais para divulgar conhecimento sobre o tema e a importância do diagnóstico precoce. Faça exames periódicos para monitorar a saúde.

Não se desespere, agende uma consulta no Hospital Santa Catarina com os melhores profissionais da área e siga nas redes sociais para mais informações: Facebook | Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.