Agricultor, professor e empresário: conheça a trajetória de Zefiro Giassi

Conhecido pela sua generosidade e pela dedicação ao empreendedorismo, Zefiro Giassi morreu nesta sexta-feira (15), em Içara, no Sul do Estado, ao lado da família. Com uma trajetória marcada pelo sucesso e pela perseverança, o empresário deixa a sua marca em toda Santa Catarina.

Zefiro Giassi, exemplo de dedicação ao empreendedorismo – Foto: Grupo Giassi/Divulgação/ND

Zefiro Giassi nasceu em 29 de junho de 1933, na localidade de Ponta do Mato, em Içara. Foi o quarto dos nove filhos de Ângelo Giassi e Lucia Rosso, descendentes de imigrantes italianos da região de Bergamasco que se dedicavam à agricultura.

Professor aos 18 anos

Ainda na infância, Zefiro Giassi perdeu a visão do olho esquerdo de forma acidental, o que o marcou para sempre. Quando jovem, ajudava seus pais no campo, mas teve a oportunidade de concluir os estudos e se tornar, aos 18 anos, professor.

Durante nove anos, o empresário lecionou para as séries iniciais na escola de Morro Bonito, na Segunda Linha, na qual ocupava um pequeno cômodo. Também foi catequista, capelão e voluntário nas festas da igreja, as quais mostrou seu talento para o empreendedorismo e sua generosidade com as pessoas.

Em 9 de julho de 1955, casou-se com Ana Maria Zilli Giassi, também descendente de italianos e professora. Com ela teve seus cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério.

Em 1960, movido por seu espírito empreendedor, deixou a sala de aula para iniciar o próprio negócio: uma pequena loja com tecidos, ferragens e alguns produtos de bazar. Com o tempo, os tecidos foram substituídos por produtos mais consumidos na região, como sal, querosene, açúcar e trigo, materiais elétricos e de construção, até a inauguração, em 1970, de sua primeira loja de autosserviço, dando origem ao Giassi Supermercados.

Zefiro Giassi também se dedicou à vida pública

Zefiro Giassi também chegou a atuar na vida pública. Em 1963, foi eleito vereador de Içara e cumpriu seu mandato até 1966. Após essa experiência, decidiu se dedicar somente aos negócios.

Neste ano, o empresário foi homenageado com o prêmio Personalidade de Vendas da ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil). Foi a primeira vez que um representante do Sul de Santa Catarina recebeu o reconhecimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.