Eleições municipais e fatos novos impactantes que podem ocorrer em SC

Intensas conversações registram-se nestes dias de articulações de bastidores visando a definição de candidaturas para as eleições municipais.

O impasse neste momento, entre os maiores municípios, acontece em Itajaí, atualmente governado pelo médico Volnei Morastoni, do MDB. O PL tem pelo menos três opções.

Março terá fatos novos em Itajaí – Foto: Divulgação

O secretário interino de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Robison Coelho, que perdeu por apenas 3.000 votos na última eleição, é tido no PL como o nome mais forte.   A deputada estadual Ana Campanholo defende o nome do vereador Rubens Angioletti.  E há conversações para que o PL indique o vice do deputado federal Carlos Chiodini(MDB).

A possibilidade de composição com o MDB é rejeitada pelas principais lideranças liberais da região.  A deputada estadual Ana Campanholo é de Itajaí. O deputado federal Jorge Goetten tem base em Itajaí. E o senador Jorge Seif Júnior tem domicilio na cidade praiana.

Ninguém no PL admite que, com esta força política e eleitoral, o partido venha a indicar o vice do MDB. A decisão deve acontecer até o final de março, com uma pesquisa, como sugeriu o governador.

Independente de definições nos maiores municípios, o pleito poderá ter um fato novo de impacto no processo: o julgamento do pedido de cassação do senador Jorge Seif Junior.

Se o TSE cancelar o mandato, novas eleições ao Senado, que deverão ocorrer junto com as municipais.  Neste caso, verticalizando a disputa municipal pela majoritária federal.

Havendo rejeição do pedido de cassação, o debate eleitoral tende a ficar restrito aos respectivos municípios.

*

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.