Emergência de dengue: operação em Joinville inicia destruição de 1,5 mil veículos

O Detran/SC começou nesta segunda-feira (26) a Operação Limpa Pátios em Joinville, no Norte catarinense. A previsão é destruir cerca de 1,5 mil veículos na cidade para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho deve durar 30 dias.

Operação contra dengue em Joinville

Operação em Joinville inicia a destruição de 1,5 mil veículos. Imagem ilustrativa  – Foto: Arquivo/Polícia Civil/Divulgação/ND

A operação é realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques de Santa Catarina nos 310 pátios no Estado. Nos locais, estão veículos com demandas judiciais, apreendidos pela polícia e que aguardam leilão ou serem amassados.

Segundo o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, há mais de 35 mil veículos nessas condições. “Firmamos um convênio com o Tribunal de Justiça dando agilidade nos processos que tinham restrição de Renajud. Isso tudo para agilizar e evitar que os pátios não sejam mais criadouros de mosquito da dengue”, afirmou.

Até o momento, mais de 5 mil veículos já foram destruídos em Santa Catarina. A meta é chegar em 10 mil nos próximos dias. A operação também se estenderá para outros municípios, como Criciúma e Chapecó, após passar por Joinville.

Emergência por dengue em SC traz preocupação

A situação atual dos pátios preocupa as autoridades, especialmente com o avanço da dengue. Vivendo situação de emergência, Santa Catarina registra mais 23.600 casos prováveis em 204 municípios, com destaque para Joinville que já acumula sete mortes pela doença.

O cenário preocupante levou o governo a decretar emergência ainda na última semana. Entre as razões, estão o elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, aumento de casos prováveis em relação a 2023, registro de óbitos e risco de colapso no sistema de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.