‘Evitamos tragédia’: Araquari tem via férrea arrasada e aldeia evacuada após ‘chuva de 2 meses’

Com acumulado de 281,4 mm, Araquari foi a cidade do Norte catarinense mais atingida pela chuva neste fim de semana. Em entrevista à NDFM Joinville, o prefeito Clenilton Pereira destacou que, além da chuva, houve influência da maré alta no município. Um conjunto de fatores que, segundo ele, poderia ter provocado um cenário ainda mais preocupante.

Chuva faz Araquari decretar emergência

Barranco desmonou e deixou cenário de destruição – Foto: Isabela Corrêa/NDTV

“Há quanto tempo não ouvimos falar em enchentes em Araquari? Isso porque investimentos muito em infraestrutura nos últimos anos. Acredito que evitamos uma tragédia, porque os alagamentos foram mais pontuais”, informou Pereira. Em Araquari, choveu o previsto em dois meses em 24 horas.

Segundo o prefeito, os bairros mais afetados foram Itinga, Centro e Rainha. A cidade também registrou diversos deslizamentos e pontos de inundações. Um dos mais preocupantes foi próximo à rodovia SC-418, onde uma casa precisou ser interditada. O abastecimento de água também foi comprometido na cidade.

Além disso, a via férrea que atravessa o município teve danos em seis pontos e segue em manutenção durante esta segunda-feira (26). A aldeia indígena Tarumã também ficou isolada e os membros foram levados para uma escola dentro no local. Conforme o prefeito, eles estão recebendo toda a assistência necessária.


Via férrea ficou danificada em seis pontos  - Divulgação/ND

1
2

Via férrea ficou danificada em seis pontos – Divulgação/ND


Manutenção deve ser concluída ainda nesta segunda-feira (26)  - Divulgação/ND

2
2

Manutenção deve ser concluída ainda nesta segunda-feira (26) – Divulgação/ND

Questionada pela reportagem sobre o número de desalojados e desabrigados, a prefeitura informou que ainda realiza o levantamento.

Aulas canceladas

Algumas unidades de ensino municipal também foram impactadas pela chuva e registram inundações e danos no telhado. Por conta da situação, tiveram as aulas canceladas nesta segunda-feira.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Educação está fazendo um levantamento completo dos locais nesta manhã, mas entre os mais impactados estão a Escola Municipal Amaro Coelho e CEIs (Centros de Educação Infantil) no bairro Itinga.

De acordo com a prefeitura, todas as unidades encaminharam comunicados aos pais e responsáveis e deram as devidas orientações.

Situação de emergência

Diante do cenário, foi decretado emergência em Araquari nesse domingo (25). “Decretamos para atender melhor as famílias, aquelas, por exemplo, que precisam de FGTS já poderem tirar”, explicou o prefeito. O decreto tem validade de 180 dias.

Uma força-tarefa, capitaneada pela administração, empenha-se para recolher móveis e entulhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.