Natal em SC: 5 cidades com programação especial para você curtir

À medida que o Natal se aproxima, uma atmosfera alegre e festiva parece tomar conta das cidades, que têm parte de suas ruas iluminadas coloridamente, assim como praças e prédios da administração pública. Alguns espaços se transformam em verdadeiras vilas, cheias de elementos que lembram a magia de contos de fada.

Acender das luzes de Natal no Parque Vila Germânica, em Blumenau – Foto: Daniel Zimmermann

Além das luzes e da decoração, várias cidades de Santa Catarina organizam uma programação completa de celebração do Natal. Isso inclui parquinhos (e também grandes parques) para crianças, apresentações culturais, visita ao Papai Noel, entre outras atrações.

Para lhe ajudar na missão de escolher onde curtir o Natal em Santa Catarina, separamos cinco opções de cidades que podem ser boas escolhas. Confira!

1. Natal em Blumenau

Parque Vila Germânica se transforma e concentra maior parte da programação de Natal em Blumenau – Foto: Daniel Zimmermann

Como de costume, a concentração da programação “Natal em Blumenau” é no Parque Vila Germânica – a casa da Oktoberfest. As fachadas dos comércios ganham pisca-piscas, uma árvore de 15 metros de altura enfeita o pátio externo da vila, assim como pequenos pinheirinhos iluminados espalhados pelo enorme espaço. Até o dia 7 de janeiro, diariamente é possível curtir o espetáculo do acendimento das luzes no parque, sempre às 19 horas.

Divididos entre os pavilhões e a área externa, crianças e adultos encontram 20 diferentes tipos de brinquedos, entre eles carrossel, roda gigante, barco viking e uma pista de patinação no gelo.

O Papai Noel, que tem sua casa instalada na vila, também pode ser visto ao lado de outros personagens natalinos circulando pelo espaço para tirar fotos. Ele e sua turma ficam por lá até o dia de Natal.

Todos os dias até 7 de janeiro, ao menos uma apresentação cultural vai ocupar o palco do setor 1 do parque. São bandas, corais, orquestras e artistas solo que darão o tom do Natal em Blumenau.

Em dias específicos de dezembro as ruas Alberto Stein e Curt Hering, no Centro, recebem desfiles com carros alegóricos e personagens natalinos.

Fora do Parque Vila Germânica, são atrações do Natal em Blumenau a iluminação na histórica rua XV de Novembro (a das casas enxaimel), na Avenida Beira-Rio, na Rua das Palmeiras e em prédios públicos como a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. Cada um desses pontos é responsável por tirar de casa as pessoas e fazer chegar à cidade inúmeros visitantes.

2. Natal em Joinville

A Praça Dario Salles é um dos espaços públicos de Joinville decorados para o Natal – Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação

Em cada praça pública do Centro de Joinville se encontra uma “fábrica” de Natal. O tema desta edição natalina na Cidade das Flores – “Fábrica Encantada do Natal” – é uma referência à vocação industrial do município.

A Praça da Bandeira, ao lado do Terminal Central de Ônibus, é a Fábrica de Sonhos, onde fica a casa do bom velhinho e onde a neve (artificial, é claro) cai em pleno verão, encantando a criançada.

Ao lado dela, a Praça Dario Salles se transformou na Fábrica das Brincadeiras, onde os pequenos encontram jogos gigantes e um conjunto de bicicletas que, pela energia gerada pelo movimento das pedaladas, faz acender uma árvore de Natal. Em frente às praças fica o Ginásio Abel Schulz e sua pista de patinação no gelo – atração que atrai tanto crianças quanto adultos.

Nas proximidades, outros locais públicos também estão devidamente decorados e equipados com brinquedos, como Carrossel, quiosques de alimentação, palco para apresentações artísticas e venda de artesanato.

Outro ponto de destaque na programação de Natal em Joinville são os recursos de acessibilidade. Entre eles, estão rampas de acesso, banheiros adaptados, intérprete de Libras, áudio-descrição dos ambientes, entres outros. O acolhimento a pessoas com deficiência se concentra no Ginásio Abel Schulz.

Fora tudo isso, as ruas centrais de Joinville e a Prefeitura Municipal iluminam em colorido a cidade nessa época do ano. Já no bairro Atiradores, ao lado do Centro, a Rua do Papai Noel (Rua Braço do Norte) é também atração de Natal devido às casas amplamente decoradas.

Por fim, no piso térreo do Centreventos Cau Hansen – casa do Festival de Dança de Joinville – ocorre a Feira Natal Feito à Mão, que reúne artesãos locais até dia 17 de dezembro. Local ideal para garantir suas compras de Natal. A programação completa do Natal em Joinville está aqui.

3. Natal em Navegantes

A decoração e maior parte da programação de Natal em Navegantes se concentra na Arena de Eventos do Pontal – Foto: Prefeitura Municipal de Navegantes/Divulgação

O “Natal de Encantos” em Navegantes se concentra na Arena de Eventos do Pontal, no bairro São Pedro e de frente para a Praia do Pontal. É lá que se encontra a Vila do Papai Noel, com direito à casa do bom velhinho, neve artificial, brinquedos para crianças, apresentações culturais e praça de alimentação.

Até dia 23 de dezembro, todos os dias a vila abre às 19h e encerra o expediente às 24 horas. Diariamente há shows infantis e também para o público em geral. O que muda é o artista e o gênero musical. Todas as atrações são gratuitas.

Além dessa concentração na Arena de Eventos também há programação de Natal nos bairros de Navegantes. Até o dia 10 de dezembro, Papai Noel e sua comitiva passarão por cerca de 10 localidades da cidade conversando com as crianças e entregando doces.

4. Natal em Florianópolis

Iluminação, desfile e apresentações musicais são atrações do Natal em Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/ND

Em Florianópolis, as decorações de Natal formam uma espécie de circuito pelas praças do Centro Histórico. As árvores que naturalmente enfeitam os espaços públicos ganharam iluminações pendentes na cor azul. Entre o Mercado Público e a Casa da Alfândega foram instaladas árvores natalinas que mudam sincronicamente suas luzes no meio da passagem de pedestres.

Próximo ali, uma casa de madeira serve de residência para o Papai Noel e um pequeno parque de diversão com elementos natalinos foi instalado para as crianças.

Balanço em formato de bola de enfeite e escorredor de árvore de Natal são dois deles. Seguindo adiante chega-se à famosa Praça XV de Novembro, que além das iluminações pendentes nos galhos das árvores também iluminou seus troncos.

Fora a decoração, a programação em Florianópolis conta com apresentação de orquestra e auto de Natal na catedral, coral no Palácio Cruz e Sousa, além de desfile e espetáculo da Camerata Florianópolis na Avenida Beira-Mar Norte.

Até dia 21 de dezembro, diferentes bairros da capital de Santa Catarina também terão uma programação especial natalina em variados espaços públicos.

5. Natal em Chapecó

Praça Coronel Bertaso, em frente à catedral, e parte da Avenida Getúlio Vargas são locais com iluminação de Natal em Chapecó – Foto: ASCOM/PMC

A decoração com luzes natalinas em Chapecó – a capital do Oeste catarinense – está concentrada na Praça Coronel Bertaso, em frente à Catedral Santo Antônio, bem no Centro da cidade.

Quando a noite chega é ali que árvores, anjos, arcos e imensos corações se acendem para lembrar que o Natal está chegando. É ali também que as crianças podem conversar com o bom velhinho e fazer seus pedidos.

A Avenida Getúlio Vargas – famosa pela florada dos ipês na Primavera – e o Ecoparque também ganham decoração especial nesta época do ano. É igualmente na Getúlio Vargas que ocorre um desfile natalino na sexta-feira (8) a partir das 19h30, seguido de um show em frente à catedral. Já no sábado (16), a via será tomada pela Marcha Para Jesus.

Até o dia 22 de dezembro a Praça Coronel Bertaso, o Ecoparque e o Centro de Eventos de Chapecó serão palco para apresentações artísticas, que incluem música e dança. Fora do Centro, diferentes bairros da cidade receberão a visita do Papai Noel e shows para marcar o Natal no município. Confira a programação completa aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.