Um ano após deslizamento, começa fase final de obras na BR-376; relembre o caso

Após completar um ano desde o deslizamento de terra que atingiu a BR-476, a Arteris Litoral Sul anunciou neste quarta-feira (6) a fase final de obras no trecho. O acidente aconteceu no quilômetro 668 da rodovia, em 28 de novembro de 2022, e deixou dois mortos.


Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra - Governo PR/Divulgação/ND

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Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra – Governo PR/Divulgação/ND


Trecho onde ocorreu o deslizamento após retirada e limpeza - PRF/Divulgação/ND

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Trecho onde ocorreu o deslizamento após retirada e limpeza – PRF/Divulgação/ND


Limpeza do trecho após deslizamento - Arteris Litoral Sul/Divulgação

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Limpeza do trecho após deslizamento – Arteris Litoral Sul/Divulgação


Duas pessoas morreram na tragédia - Luciano Chinasso/RICTV

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Duas pessoas morreram na tragédia – Luciano Chinasso/RICTV


Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra - Luciano Chinasso/RICTV

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Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra – Luciano Chinasso/RICTV


Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra - Governo PR/Divulgação

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Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra – Governo PR/Divulgação


Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra - Marcelo Thomazelli/NDTV

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Carros foram soterrados e caminhões arrastados pela força do deslizamento de terra – Marcelo Thomazelli/NDTV

Apesar de diversas intervenções já realizadas, agora, o trecho recebe a obra definitiva, com conclusão da recuperação da encosta. Os trabalhos devem começar ainda neste mês e tem conclusão prevista para outubro de 2024. Com o término, será liberada a faixa no sentido Florianópolis, retomando a configuração original da rodovia.

Imagens áreas mostram dimensão do deslizamento na BR-376, em Guaratuba – Vídeo: Governo PR/Divulgação

Segundo a Arteris, a autorização para realização da obra exigiu negociações com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), uma vez que 80% das intervenções ocorrerão fora dos limites de concessão da empresa.

Ainda de acordo com a concessionária, os investimentos superaram os R$ 25 milhões. As mobilizações incluem obras de escavação, execução de contenção em concreto projetado, contenção de solo (terramesh) e reconstituição do pavimento. Por meio destas ações, foi possível reestabelecer por completo o trânsito no sentido Norte (Curitiba) e duas faixas do sentido Sul (Florianópolis). O local do deslizamento recebeu a instalação de telamento dinâmico de alta resistência.

Desde o deslizamento ocorrido no fim de 2022, não foram registradas novas ocorrências da mesma natureza no local. A Arteris Litoral Sul informa que mantém em operação um programa permanente de monitoramento de encostas dentro de sua faixa de domínio.

Além disso, a concessionária acompanha em tempo real o volume das chuvas na região, bem como uma série de outros indicadores, como obstrução de drenagem e movimentação de massas, e ainda promove constantemente a inspeção de campo com suas equipes.

Sempre que necessário, a concessionária apoia a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na realização de bloqueios emergenciais de tráfego. O mesmo procedimento ainda é adotado para a liberação, quando as pistas apresentam condições estruturais favoráveis para a passagem de veículos com a máxima segurança.

Relembre o caso

O deslizamento da BR-376 ocorreu após fortes chuvas atingirem a região, em 28 de novembro de 2022. Com o ocorrido, carros ficaram soterrados e caminhões foram arrastados pela terra. Duas pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas na tragédia.

João Maria e Marcio Rogério morreram no deslizamento na BR-376 – Foto: Internet/Reprodução

As vítimas foram identificadas como Marcio Rogério de Souza, de 51 anos. A família do motorista reconheceu o caminhão do parente em imagens feitas após o deslizamento. “A gente já conseguiu identificar que a carreta dele está lá embaixo, já foi visualizado nas imagens de drone, a empresa de rastreamento também já confirmou”, disse o cunhado de Marcio, Thiago Iavorski.

O outro motorista morto após o deslizamento foi João Maria Pires, 60 anos. Ele dirigia um caminhão de contêiner vermelho que ficou “pendurado” na ribanceira. Uma testemunha do acidente disse ter visto quando o motorista caiu na ribanceira ao tentar sair da cabine.

Por conta do deslizamento, o trecho ficou interditado por mais de uma semana e, após liberação, voltou a ser bloqueado diversas vezes por conta das chuvas e risco de novas ocorrências. Desde então, o local passa por obras, com a conclusão prevista para outubro de 2024.

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