Saúde confirma caso de raiva em morcego em bairro de Chapecó

Um caso de raiva em morcego foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, em Chapecó (SC), nesta semana. O animal infectado foi encontrado no bairro Maria Goretti, próximo da AABB, e levado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina.

Um morcego infectado com raiva foi encontrado no bairro Maria Goretti, em Chapecó. A Secretaria de Saúde recomenda a vacinação dos cães e gatos da região. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND

A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida aos humanos e outros animais pela mordida ou arranhão de um animal raivoso. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, agitação, espasmos musculares, dificuldade para engolir e hidrofobia. A doença é fatal se não for tratada a tempo.

Para evitar a propagação do vírus da raiva, a Secretaria de Saúde recomenda a vacinação de todos os cães e gatos que vivem num raio de 300 metros do local onde o morcego foi encontrado. Na segunda-feira, as Agentes Comunitárias de Saúde irão visitar as residências da região para fazer o levantamento dos animais e orientar os donos sobre a importância da vacinação.

A vacinação será gratuita e ocorrerá na quarta-feira, dia 6 de dezembro, das 8h às 18h, na AABB. A ação será realizada pelas equipes do Núcleo de Apoio à Pequenos Animais (NAPA). A Secretaria de Saúde esclarece que somente os animais da área afetada receberão a vacina, e que os demais devem procurar as clínicas veterinárias para se imunizar.

A Vigilância em Saúde alerta que os moradores devem evitar o contato com morcegos ou outros animais silvestres, e que em caso de suspeita de raiva devem procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.