VÍDEO: Inseto transmissor de doença inexistente em SC pode ter aparecido em Itajaí

Uma cena preocupante chamou atenção dos habitantes de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, nesta quinta-feira (30): um possível foco de Barbeiros, transmissores da doença de Chagas, foi encontrado no bairro Fazenda. A prefeitura do município foi informada do caso e já tomou providências.

Foto aproximada de um possível inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas, em plantas de Itajaí

Possível foco de barbeiros, transmissores da doença de Chagas, foi encontrado em Itajaí – Foto: Reprodução/Robledo Donida

O cabeleireiro, maquiador e micropigmentador Robledo Donida chamou a atenção para o problema. Ao sair de um atendimento na região, ele encontrou insetos iguais aos barbeiros alojados em plantas e compartilhou as imagens nas redes sociais.

Ao receber a denúncia, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, coletou os animais. Agora, serão feitas análises no Controle de Zoonoses para saber se realmente se trata de barbeiros – e se estavam contaminados.

Os resultados do estudo, de acordo com a prefeitura, devem sair na próxima semana.

Os barbeiros só transmitem a doença de Chagas caso estejam infectados com o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A orientação da secretaria, no entanto, é que a população evite tocar nesses insetos, independentemente da situação.

@robledodonida

Foco de #barbeiros no bairro fazenda, próximo da avenida Sete De Setembro em Itajaí-SC. . #itajai #bairrofazendaitajai #inseto #insetobarbeiro #barbeiro #sc #santacatarina #atencao #cuidado #saude #vigilanciasanitaria #vigilanciaepidemiológica

♬ Solas X Interstellar – Gabriel Albuquerqüe

Doença de Chagas trouxe problemas ao Litoral Norte de Santa Catarina no começo do século

A doença de Chagas é antiga e até hoje causa problemas no Brasil. Somente em Goiás, foram mais de 200 mortos até agosto de 2023. Santa Catarina, não registra um único caso há 18 anos, mas já sofreu anteriormente.

Em 2005, três pessoas morreram e ao menos 19 foram infectadas de um jeito diferente. Em vez da picada do mosquito, a contaminação ocorreu por meio de alimentos.

Vídeo mostra possível foco do inseto causador da doença de Chagas em Itajaí. – Vídeo: Reprodução/Robledo Donida

De acordo com o Ministério da Saúde, na época, a origem foi um quiosque que comercializava caldo de cana em Navegantes, no Litoral Norte. O inseto e suas fezes teriam sido esmagados com a cana e infectado o refresco.

Desde então, o Estado nunca mais confirmou um único caso, apenas teve suspeitas. Por isso, é importante monitorar possíveis focos de barbeiros e agir antecipadamente.

Os principais sintomas da doença de Chagas são febre, falta de apetite, inchaços nas pálpebras e outras partes do corpo e aumento do baço e do fígado, podendo também causar problemas cardíacos. Qualquer suspeita de contaminação deve ser informada às autoridades de saúde e controle epidemiológico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.