Após chuva acima da média histórica, o sol deve voltar acanhado para SC; o que esperar

A manhã desta quarta-feira (29), foi marcada por chuvas no Litoral catarinense e áreas próximas. Conforme a Defesa Civil, as outras regiões do Estado também contaram com um amanhecer de tempo firme, mas entre a tarde e à noite, a condição do tempo deve mudar, podendo ocorrer chuvas e temporais isolados.

Na foto aparece nuvens carregadas de chuva escondendo o sol em Florianópolis.

Após uma semana com chuvas e temporais, o sol deve aparecer tímido a partir da tarde desta quinta-feira (30). – Foto: Luiz Fernando Dresch/ND

Ainda, o boletim meteorológico da região indica que o sol deve aparecer na quinta-feira (30). A presença de tempo firme deve ser bastante tímida e ocorrerá na parte da tarde, pois no amanhecer de quinta-feira ainda haverá condições para chuva fraca e isolada na faixa Leste de Santa Catarina.

Acumulado de chuva ultrapassou a média histórica

Nas últimas 24 horas, algumas cidades de Santa Catarina foram impactadas por elevados volumes de chuva. Destaque para Garopaba, que registrou cerca de 195,6 mm de precipitação nesse período.

Na imagem aparece o volume de chuvas em Santa Catarina nas últimas 24 horas.

Volume de chuvas nas últimas 24 horas em Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Em Florianópolis o cenário não foi muito diferente. Além da manhã chuvosa desta quarta-feira, a cidade registrou mais de 185 mm de chuva em apenas 24 horas. Esse montante ultrapassou a média histórica esperada para todo o mês de novembro, que era de 129 mm.

Com relação às temperaturas, os termômetros voltam a subir na maior parte do Estado, ultrapassando os 30°C no Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Contudo, a Defesa Civil revela que as temperaturas máximas não devem passar dos 25°C entre a Serra, o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Com relação às temperaturas, os termômetros voltam a subir na maior parte do Estado – Foto: MetSul/Reprodução/ND

Quinta-feira com sol entre nuvens em Santa Catarina

O tempo nesta quinta-feira deve começar com condições de chuva fraca e isolada na faixa Leste catarinense. Porém, a Defesa Civil aponta que logo a precipitação cessa e deve dar lugar ao sol entre nuvens.

Na imagem aparece o tempo muito nublado em Florianópolis, momentos antes da chuva.

O tempo nesta quinta-feira deve começar com condições de chuva fraca e isolada na faixa Leste catarinense. Porém, a Defesa Civil aponta que logo a precipitação cessa e deve dar lugar ao sol entre nuvens. – Foto: Gustavo Bruning/ND

Além disso, nas demais regiões, o tempo firme predomina e as temperaturas tendem a subir rapidamente. Entre a tarde e a noite, com o calor e umidade, há condição para pancadas de chuva e temporais isolados na região do Grande Oeste catarinense.

Com relação às temperaturas, à tarde as máximas passam dos 30°C em boa parte do Estado e atingem os 35°C no Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Tempo firme e ensolarado na sexta-feira

Na sexta-feira (1º), uma alta pressão atmosférica deixa o tempo firme e com predomínio de sol em Santa Catarina. Apenas nas áreas litorâneas deve haver maior variação da nebulosidade ao longo do dia, por conta da umidade do oceano.

Na imagem aparece as regiões de Santa Catarina onde haverá sol e nas partes que contarão com chuvas.

Na sexta-feira (1º), uma alta pressão atmosférica deixa o tempo firme e com predomínio de sol em Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O calor continua e as máximas oscilam entre 30°C e 35°C na maioria das regiões, podendo se aproximar de 38°C no Extremo-Oeste. Apenas nas áreas costeiras e na Serra as temperaturas não devem passar dos 30°C.

Frente fria a caminho!

O sábado (2), começa com tempo firme e as temperaturas sobem rapidamente em todo o Estado, mas a partir da tarde o avanço de uma frente fria volta a deixar o tempo instável e com condições para temporais em todas as regiões.

No domingo (3), a condição de temporais continua e as temperaturas sobem menos em comparação ao dia anterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.