R$ 400 milhões: JBS firma parceria com UFSC para criar carne de laboratório em Florianópolis

A JBS, gigante global do setor de alimentos, assinou nesta segunda-feira (20) uma parceria ambiciosa com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para desenvolver carne de laboratório.

JBS faz parceria com UFSC para produzir carne de laboratório

Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS e  Irineu Manoel de Souza, reitor da UFSC, firmam contrato – Foto: Daiane Nora/ND

Com um investimento de R$ 400 milhões, a empresa está construindo um avançado centro de pesquisa no Sapiens Parque, em Florianópolis, que será o maior centro de pesquisa de biotecnologia de alimentos do Brasil.

De acordo com Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, a escolha da cidade não foi feita por acaso: “A empresa reconhece na capital de Santa Catarina um potencial de inovação que está provado e aprovado em outras áreas”.

O projeto nomeado “JBS Biotech Innovation Center” contou com o apoio do poder público local, tanto do governo de Santa Catarina quando da prefeitura de Florianópolis.

“Chamamos de Innovation Center porque vamos trazer para o Brasil um centro de excelência em biotecnologia que possa gerar inovação para o mundo inteiro”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.

Oportunidade para pesquisadores

Jacques Mick, Pró-Reitor de pesquisa e Inovação da UFSC, afirma que a parceria é uma oportunidade para colocar na mão dos pesquisadores da universidade os recursos de biotecnologia mais avançados da atualidade.

Mick destacou que a cooperação será multidisciplinar e vai mobilizar profissionais de diversas áreas, Agronomia, Química de Alimentos, Ciências Contábeis e Sociologia.

Construção do laboratório para produção de proteína cultivada em Florianópolis. – Foto: JBS/Divulgação/ND

Carne de laboratório

A diferença das carnes “plant-based”, que tem origem vegetal, a carne de laboratório é feita a partir de células animais.  Os cientistas coletam uma célula de um animal e a cultivam em biorreatores no laboratório.

No caso da carne de frango, por exemplo, uma célula do ovo pode iniciar o cultivo. A célula é alimentada com aminoácidos, se prolifera produzindo mais células, que ao se agregarem foram um tecido de carne e gordura.

Jacques Mick explica que além da pesquisa e desenvolvimento de alimentos, também será realizada uma pesquisa social, para entender qual é o espaço que esses alimentos vão ocupar no prato da população brasileira.

JBS faz parceria com UFSC para produzir carne de laboratório

JBS faz parceria com UFSC para produzir carne de laboratório – Foto: Daiane Nora/ND

Desenvolvimento de carne na Espanha

Antes de lançar essa parceria, a empresa adquiriu ano passado a startup espanhola BioTech Foods, uma das líderes no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada.

BioTech Foods conta com apoio e financiamento do governo espanhol e da União Europeia e, de acordo com Tomazoni, já produziu uma tonelada de carne de laboratório.

Recursos

O reitor da UFSC Irineu Manoel de Souza relembrou os desafios enfrentados pela universidade em termos de recursos, ressaltando a importância da parceria para continuar desenvolvendo pesquisas de qualidade.

“A universidade pública sofre com a falta de recursos. Tivemos uma redução de 50% de verba. Temos que buscar alternativas para continuar desenvolvendo pesquisa com qualidade”,  afirmou o reitor.

Segurança alimentar

O CEO global da JBS também cita a questão da segurança alimentar e a importância de produzir alimento para toda a população. “Fala-se que em 2050 chegaremos 10 bilhões de pessoas no mundo.  Temos que trabalhar para aumentar a produtividade e sustentabilidade para que o mundo não sofra de insegurança alimentar”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.