Principal acesso à comunidade é liberado após rompimento de dique em Jaguaruna

O principal acesso à comunidade de Olho D’água, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, foi liberado no fim da tarde de segunda-feira (27). No domingo (26), o rompimento de um dique fez com que a água de dois açudes invadisse a localidade e causasse inúmeros estragos.

Imagens do acesso interrompido e recuperado na comunidade de Olho D'água

Acesso foi liberado ainda na segunda-feira (27) – Foto: Talita Lima/Cooperaliança | Divulgação/Defesa Civil de Jaguaruna

Acesso é provisório

Conforme a Defesa Civil de Jaguaruna, o acesso é provisório, por isso, o órgão pede cautela aos usuários da rodovia para trafegar pelo trecho. O trajeto leva os motoristas ao Balneário Esplanada, um dos principais destinos do município.

O desvio antes da recuperação paliativa do trecho ficava a cerca de 15 quilômetros, em ambos os sentidos, Sul e Norte. “A energia foi restabelecida e continuamos no monitoramento dos açudes”, afirma o coordenador municipal da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano.

No domingo, um dique de contenção rompeu e dois açudes, que estavam interligados, alagaram a comunidade de Olho D’água. Estradas acabaram obstruídas em função da quantidade de destroços no local. O principal acesso à localidade ficou interditado.

Madeiras foram arrastadas com a força das águas – Foto: Frame/Reprodução/NDTV

Além disso, mais de cinco mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica desde o domingo. O restabelecimento foi feito ainda na manhã segunda-feira pela Cooperaliança (Cooperativa Aliança), responsável pela distribuição na localidade.

Imagens aéreas mostram estragos causados pelo rompimento do dique. Veja:

Imagens mostram estragos causados pela força da água – Vídeo: Bombeiros Voluntários de Jaguaruna/Divulgação/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.