Oktoberfest tem quase 129 toneladas de resíduos transformados em energia

Oktoberfest tem quase 129 toneladas de resíduos transformados em energia

Veolia é parceira sustentável da Oktoberfest pela segunda vez – Foto: Veolia/Divulgação

Pela segunda vez, a Veolia, multinacional francesa, líder em gestão integrada de água, energia e resíduos, é parceira sustentável da Oktoberfest em Blumenau. Este ano foi renovado o compromisso de atrair a atenção do público para a sustentabilidade, ou seja, disseminar a cultura de olhar para uma grande quantidade de resíduos como uma fonte de energia renovável. E os resultados podem servir como exemplo para outros grandes eventos no Brasil.

O plano de ações para redução do impacto ambiental na maior festa alemã do Brasil alcançou incríveis números, como a valorização de 128,91 toneladas de resíduos, o que gerou 569.704.854 KW.h, quantidade de energia suficiente para abastecer todas as unidades consumidoras de Blumenau por aproximadamente 3,5 meses, ou carregar mais de 247 mil celulares.

Esta tem sido a maior ação ambiental já desenvolvida em eventos de Santa Catarina, abrindo a possibilidade de que muitos outros eventos no país sigam as boas práticas. Este ano, a novidade foi a distribuição gratuita, durante a festa, de 44.000 litros de água ultrafiltrada aos visitantes, o que significa que 88.000 garrafas pet deixaram de impactar o meio ambiente.

Os números levantados mostram que é possível ter uma boa pegada ecológica mesmo em um evento deste porte, com grande consumo de materiais. Para se ter uma ideia, a quantidade de água de qualidade utilizada pelos visitantes da Oktoberfest é suficiente para o consumo humano de 13.330 pessoas por um mês, considerando o uso para higiene pessoal.

Oktoberfest tem quase 129 toneladas de resíduos transformados em energia

Novidade em 2023 foi o fornecimento de água ultrafiltrada para os visitantes da festa – Foto: Veolia/Divulgação

Além de diminuir o impacto ambiental, a água ultrafiltrada oferecida durante a festa tem uma qualidade muito superior à obtida em qualquer tratamento convencional, já que durante o processo de ultrafiltração é utilizada a  tecnologia de membranas da Veolia, que na prática cria uma barreira física absoluta contra bactérias, vírus sólidos e agentes infecciosos, causadores de doenças. A ideia também foi incentivar o consumo consciente de cerveja.

Segundo Tamely Floriani, Gerente do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Blumenau, contribuir ambientalmente com a Oktoberfest, uma festa tradicional para a região e para o Brasil é avançar quando se fala em gestão ambiental.

“Atrair a atenção do público para a sustentabilidade tem sido um dos diferenciais da Oktoberfest, e isso é muito importante, pois dissemina a cultura de olhar para o resíduo como uma fonte de energia renovável”, diz Tamely Floriani, Gerente do CGR Blumenau.

A transformação sustentável da Oktoberfest mostra que é possível manter as tradições culturais festejando e consumindo, aproveitando as soluções encontradas pela Veolia e todos os esforços das equipes, para que também seja possível festejar depois, com menos impacto no ambiente e aproveitamento dos resíduos para outras realizações ecológicas.

Sobre a Veolia

Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo Veolia projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia. Em 2022, forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos.

A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022. Em Santa Catarina, administra três CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), nas cidades de Biguaçu, Blumenau e Brusque. Também é responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos e recicláveis em cidades da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do litoral norte catarinense, além de Araquari. Realiza, ainda, a coleta e o tratamento de resíduos perigosos e de saúde, somando cerca de 1.200 colaboradores no estado.

www.veolia.com.br

@veolia_br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.